Cidadão Honorário de Curitiba Homenagem Politicas para mulheres

Cidadão Honorário de Curitiba 02/2021 à Senhora Maria de Lourdes Beserra de Souza (vereadora Dona Lourdes)

Tramitação: Projuris

EMENTA

Concede o Título de Cidadã Honorária de Curitiba à Senhora Maria de Lourdes Beserra de Souza (vereadora Dona Lourdes)

Art. 1º É concedido o Título de Cidadã Honorária de Curitiba à Sra. Maria de Lourdes Beserra de Souza (vereadora Dona Lourdes)

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa
Maria de Lourdes Beserra de Souza, mais conhecida como Dona Lourdes do Santa Quitéria é Natural de Ituporanga (SC). Filha de Zacarias Alexandre e Merciana Monteiro Alexandre, Dona Lourdes nasceu no dia 3 de dezembro de 1927. Viúva desde 1993 de Adelmo Beserra de Souza, é mãe de Rosângela e de Rosane (já falecida). Iniciou a carreira profissional na cidade natal, na Central Telefônica Catarinense.  Transferiu-se para Blumenau (SC) e de lá para Curitiba, onde passou a trabalhar na extinta Hermes Macedo, onde permaneceu até aposentar-se como telefonista. Vereadora da cidade de Curitiba desde 2005, Dona Lourdes há mais 20 anos já realizava trabalho social no município. Tinha como bandeiras a justiça social e a defesa dos direitos dos trabalhadores e excluídos da sociedade. Em 2016, foi a pessoa mais velha eleita  vereador no Brasil, aos 88 anos de idade, para seu quarto mandato consecutivo. Sua atuação sempre foi voltada aos bairros, à cultura popular e ao acesso à educação e à saúde. Fundadora da Associação Santa Luíza, atendia diariamente uma média de 120 pessoas em busca de documentos, orientação jurídica e de uma refeição. Os que ali estavam, sempre saiam com suas questões resolvidas ou encaminhadas.
Sua obra social foi tema de Pós graduação no IFPR (Instituto Federal do Paraná), no curso de Gestão Pública na habitação em Políticas Públicas, com o tema “A Legalização da Cidadania”, de autoria de Jane  D’Avila. Na Câmara de Curitiba, já participou das comissões de Educação, Cultura e Turismo; de Participação Legislativa; do colegiado especial de Assuntos Metropolitanos; e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, dentre outros. É coautora, por exemplo, de leis municipais para aumentar o valor da multa a terrenos baldios (lei 14.950/2016) e para a instalação de circos itinerantes na cidade (lei 15.129/2017).
Através de emendas parlamentares, pode corroborar com grande parte da revitalização da região. Como exemplo citamos o bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana de Santa Quitéria. Também destinou emendas para asmanifestações culturais, com grande incentivo à ópera, ao circo e ao carnaval da cidade.
Em 2020, juntamente com sua família definiu que era hora de se aposentar. Assim, termina seu quarto mandato sendo a Vereadora que não faltou uma única vez em sua função parlamentar.
Dona Lourdes é a vereadora mais idosa que esteve em atuação na Câmara Municipal de Curitiba até 2020.
Motivos pelos quais, tendo em vista sua brilhante história de vida e de dedicação à população curitibana, apresentamos este justo reconhecimento e justificamos a presente proposição.

Notícias relacionadas

Maria Leticia defende projeto de lei de fibromialgia 2ª feira (04/06)
“VÓ JANDIRA” É HOMENAGEADA COM TROFÉU JOÃO PAULO II
Maria letícia entrega título de cidadã honorária de Curitiba à médica Mara Segalla