Homenagem Saúde

Requerimento 0161/2017 Homenagem ao Laboratório Municipal de Curitiba.

EMENDA

Solicita votos de Louvor e Congratulações e Aplausos, ao Laboratório Municipal de Curitiba.

Requer à Mesa, na forma regimental, seja inserido em ata, votos de Louvor e Congratulações e Aplausos ao Laboratório Municipal de Curitiba, cientificando­ se a decisão desta Casa ao homenageado

Justificativa

A homenagem é merecida pelos relevantes e imprescindíveis serviços
prestados à população de Curitiba. O Laboratório Municipal de Curitiba situado à Rua Primo Lourenço Tosin, 1021 Novo Mundo, além da realização de exames para diagnóstico de doenças, é um grande processador de dados imprescindíveis para o gerenciamento de ações estratégicas em saúde pública. Atualmente realiza cerca de 150.000 exames por
mês.
Visitei o Laboratório, onde tive a oportunidade de presenciar e acompanhar as atividades e serviços prestados à população de Curitiba, com apoio diagnóstico à atuação clínica dos profissionais de saúde para que o atendimento ao usuário seja resolutivo, atendendo às necessidades de exames para apoio ao serviço médico.
Atualmente são oferecidos 127 diferentes tipos de exames, nos setores de
Bioquímica, Parasitologia, Hematologia, Imunologia, Sorologia, Microbiologia, Urinálise e Biologia Molecular, contando hoje com uma equipe de 103 colaboradores.
Para atender ao princípio da facilidade de acesso do usuário, a coleta da grande maioria dos exames é descentralizada, sendo feita nas próprias Unidades de Saúde (porta de entrada do SUS). O processamento é centralizado no Laboratório Municipal.
Os resultados são disponibilizados através de um sistema informatizado em que os computadores das Unidades de Saúde estão interligados com os do
Laboratório Municipal. O laudo fica disponível “on line” nesta rede que,
inclusive, conta com outras informações como o histórico de exames do usuário.
O amplo universo de demanda alcançada pela centralização do processamento de exames permitiu ganhos de escala e economia, além da otimização de recursos humanos, materiais e equipamentos, introdução de tecnologias de ponta nos setores técnicos como também a integração do sistema do laboratório com o Cartão SUS das Unidades de Saúde.
A implementação de novas tecnologias nos processos de trabalho do Laboratório Municipal, dentre as quais destacam­se o s interfaceamentos dos equipamentos com o sistema informatizado e a utilização do código de barras, vem aumentando a eficiência e resolubilidade do serviço.
O Laboratório Municipal de Curitiba, apesar de ser um órgão público e entender somente pelo SUS, está em igualdade de condições com os grandes laboratórios do país, e deve ter o seu trabalho reconhecido pela qualidade e excelência dos serviços prestados.

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia homenageia equipes de Saúde de Curitiba
Vereadora Maria Leticia quer Biomédicos nos concursos da FEAES e Prefeitura de Curitiba
Câmara de Curitiba libera o uso de máscara em espaços abertos, Vereadora Maria Leticia foi um dos poucos votos contrários