Contaminação COVID-19 Profissionais de saúde

Pedido de informação 333/2020. Sobre a contaminação de profissionais de saúde pela COVID-19 no município de Curitiba no período de pandemia gerada pelo novo coronavírus em Curitiba.

EMENTA

Solicita informações sobre a contaminação de profissionais de saúde pela COVID-19 no município de Curitiba no período de pandemia gerada pelo novo coronavírus em Curitiba.

Requer à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado expediente à Prefeitura Municipal de Curitiba e à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando as seguintes informações:

Diante da pandemia percebida mundialmente provocada pela COVID-19, há uma grande preocupação de cidades do mundo todo em relação à proteção e prevenção quanto à contaminação de profissionais de saúde.

Nesse sentido, questiona-se:

  1. Há informações sobre a contaminação de profissionais de saúde em Curitiba pela COVID-19?
  2. Quantos desses profissionais estão afastados ou em licença de saúde em função de contaminação pela COVID-19?
  3. Que cargos e funções ocupam os profissionais afastados por contaminação pela COVID-19?
  4. Em quais unidades de saúde ou hospitais estão lotados esses profissionais contaminados pela COVID-19?
  5. Os profissionais contaminados pela COVID-19 no município são servidores de carreira ou contratados pela FEAS? Em que quantidade?
  6. De quais bairros/regionais são esses profissionais? Quantos são em cada uma delas?
  7. Há informações sobre óbitos de profissionais de saúde do município em razão da COVID-19?

Justificativa

O presente pedido de informações tem como objetivo a dar concretude ao poder fiscalizador atribuído aos vereadores municipais pela Constituição de 1988. 

É imperativo termos dimensão da quantidade de trabalhadores de saúde contaminados pela COVID-19 no município de Curitiba para termos noção do espalhamento do vírus e, igualmente, das condições de prevenção existentes nos hospitais e unidades de saúde curitibanas.

Ainda, este gabinete está concentrado em atuar no ideal de fiscalização do Executivo, sempre encaminhando pedidos de informação de temas de relevância social, de interesse público e de proteção da saúde como um dos direitos fundamentais mais importantes à população curitibana. Atua, igualmente, fazendo sugestões ao Executivo, no sentido de buscar as melhores soluções à população, tendo o interesse público sempre como ideal maior de atuação.

Justifica-se, portanto, o presente pedido de informações, que almeja trazer novas informações, de relevância inegável, ao conhecimento desta Câmara de Vereadores.

Notícias relacionadas

TERCEIRIZAÇÃO DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Vereadora Maria Leticia apresenta Manual do Biomédico a Secretária de Saúde
Vereadora Maria Leticia participa de curso sobre violência no ICS