Endometriose Fiscalização Pedido de informações oficiais Saúde Saúde da Mulher Saúde Pública

Pedido de informações oficiais do Município 89/2021 sobre o protocolo de atendimento a mulheres diagnosticadas com Endometriose.

EMENTA

Solicita informações sobre o protocolo de atendimento a mulheres diagnosticadas com Endometriose.

Requer à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado expediente à Prefeitura Municipal de Curitiba e à Secretaria Municipal da Saúde, solicitando as seguintes informações: Qual o número de casos de Endometriose diagnosticados no Município de Curitiba?  Em qual plataforma o registro de casos de Endometriose no Município de Curitiba se encontra?   Qual o serviço referenciado para Endometriose no Município de Curitiba?  Existem ações específicas que acompanhem as pacientes após o diagnóstico de Endometriose? Se sim, quais?

Justificativa

Este pedido se justifica pelo poder fiscalizador constitucionalmente atribuído aos vereadores municipais.

Ademais, Conforme veiculado pela Agência Senado em 2020: A endometriose é uma doença inflamatória que ataca o tecido do útero, os ovários, a bexiga e até o intestino. Os sintomas podem surgir na adolescência e incluem dores durante relações sexuais, entre as menstruações, ao defecar e ao urinar, sangramento na urina ou nas fezes, além de forte cólica menstrual. O processo inflamatório progressivo causado pela enfermidade pode comprometer a função de órgãos e tecidos, causando infertilidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 180 milhões de mulheres enfrentam a endometriose. No Brasil, são 7 milhões de casos, o que corresponde a aproximadamente uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva. Caso seja aprovada, a lei entrará em vigor 180 dias após a publicação.

Notícias relacionadas

Maria Leticia discute projeto de ambulatório de Endometriose
Vereadora Maria Leticia participa de curso sobre violência no ICS
Vereadora Maria Leticia apresenta proposta de triagem para casos de violência