Saúde

Requerimento 85/2017 Divulgação da Campanha de Obesidade Infantil da Sociedade de Endocrinologia do Paraná.

EMENDA

“Divulgação da Campanha de Obesidade Infantil da Sociedade de Endocrinologia do Paraná”.

“Sugerimos ao Executivo Municipal Para que a Prefeitura Municipal de Curitiba use dos mecanismos existentes no município para divulgar a Campanha de Obesidade Infantil da Sociedade de Endocrinologia do Paraná”.

Justificativa

Encaminho a Sugestão à Prefeitura Municipal de Curitiba para divulgar a
Campanha de Obesidade Infantil através dos meios de comunicação existentes no município de Curitiba nas repartições públicas, ônibus e parcerias e afins. O objetivo é que a Prefeitura abraçe a campanha de Obesidade Infantil da Sociedade de Endocrinologia do Paraná para atingir um maior número do público alvo para conscientização e prevenção da Obesidade Infantil na Cidade de Curitiba.
Como diz o ditado, “prevenir é melhor do que remediar”. E quando o assunto é obesidade infantil, atuar na prevenção é, mais do que nunca, prioridade! Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é entendida como uma epidemia mundial que vai atingir cerca de 1,5 bilhões de pessoas em 2015. Afinal, bebês e crianças com até 12 anos com sobrepeso hoje tendem a se tornar adultos obesos amanhã, com maior probabilidade de adquirir, ainda mais cedo, problemas de saúde relacionados ao excesso de peso, tais como a hipertensão arterial, o colesterol alto e a diabetes.
A endocrinologista Daniele Tokars Zaninelli explica que os riscos de uma
criança se tornar obesa (quando o peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente à sua idade) começam ainda na vida intrauterina e vão além da sua predisposição genética. “Alguns fatores como a desnutrição, a obesidade e o tabagismo materno durante a gestação podem comprometer a programação metabólica do feto influenciando o seu peso e metabolismo e, consequentemente, as suas condições de saúde ao longo da vida e desenvolvimento,” explica. Segundo ela, essas e outras situações, como o diabetes durante a gestação, também aumentam as chances dos filhos se tornarem crianças e adultos obesos.

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia promove encontro entre SMELJ e Sociedade de Endocrinologia e Metabologia do PR
Vereadora Maria Leticia defende ética profissional em visita à Sociedade de Endocrinologia e Metabologia
Vereadora Maria Leticia se coloca à disposição do Comitê Pró-Vida de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal