há 8 horas

Palestra com a vereadora Maria Leticia discute feminicídio

A palestra “Queremos Todas Vivas” traz o olhar profissional da parlamentar, que atuou como médica-legista por mais de 30 anos; evento é gratuito e aberto ao público

Imagem: Mandato Maria Leticia

No dia 23 de julho (terça-feira), às 19h, a vereadora Maria Leticia (PV) vai ministrar a palestra "Queremos Todas Vivas: o feminicídio pelo olhar de uma médica-legista", no Sindicato dos Bancários, em Curitiba. O evento é gratuito e aberto ao público.

O encontro ocorre um dia depois do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado em referência ao assassinato da advogada Tatiane Spitzner, que foi jogada da sacada do prédio onde morava pelo marido, Luiz Felipe Manvailer, em 2018. A palestra marca as ações do mandato Maria Leticia para combater todo o tipo de violência contra as mulheres.

"São décadas atendendo mulheres vítimas dos mais variados tipos de abusos e vemos que, a cada ano, a violência de gênero no nosso país cresce de forma constante. Por isso, parte importante do meu trabalho é levar informação ao maior número possível de pessoas e lugares, porque informação é prevenção", afirma Maria Leticia.

A palestra traz a experiência profissional da vereadora, que atuou por mais de 30 anos como médica-legista no Paraná, atendendo milhares de vítimas de violência doméstica e feminicídio.

Nesta edição, além da vereadora Maria Leticia, o debate contará com a presença das especialistas Gisele Szmidt, advogada, presidenta da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB/PR; Ana Munhoz, advogada, mestre e doutoranda em Direitos Humanos pela PUC/PR; Daiana Allessi, advogada, professora e doutoranda em Tecnologia e Sociedade e Santa Souza, jurista, pedagoga e ativista pelo direito das mulheres.

Para participar do evento é preciso fazer a inscrição prévia, de forma gratuita, por meio deste link.

Feminicídio


 
O Brasil registrou 1.463 mulheres vítimas de feminicídio em 2023, conforme dados do relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), publicado em março deste ano. O número, que corresponde a cerca de 1 caso a cada 6 horas, é o maior registrado desde que a lei contra feminicídio foi criada, em 2015.

O número de feminicídios também é 1,6% maior do que o registrado em 2022. Só no Paraná foram 81 mortes de mulheres em 2023.

Serviço

Palestra "Queremos Todas Vivas: o feminicídio pelo olhar de uma médica-legista"

Data: 23/07, terça-feira

Horário: 19h

Local: Rua Piquiri, 380 - Rebouças, Curitiba

Inscrições: https://bit.ly/palestramarialeticia