AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE IGUALDADE RACIAL EM CURITIBA

Tags:

Igualdade racial

Nesta segunda-feira (12), a vereadora Maria Leticia presidiu a Audiência Pública com tema “Construção da Igualdade Racial em Curitiba”, no auditório da anexo II da Câmara Municipal de Curitiba. No evento, que contou com a presença de movimentos sociais e autoridades relacionadas às questões de raça, foram debatidas propostas e soluções contra o racismo na capital paranaense.

Como feminista, o que tem me preocupado e sido pauta constante dentro do meu gabinete é: as mulheres negras são as mais prejudicadas na estrutura da sociedade patriarcal”, disse Maria Leticia. “Respeitar o lugar de fala destas pessoas e buscar alternativas positivas, é o dever de quem está legislando nesta casa”, completou.

Para a doutora Dora Lucia de Lima Bertulio, uma das principais questões do racismo institucional e estrutural, “é como se dá o tratamento social do indivíduo em razão de ser negro ou branco na sociedade brasileira”, disse. Já a doutora Andréia Victor, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Paraná (OABPR), afirmou que um dos principais obstáculos para a igualdade, é o fato dos “negros ainda ocuparem as vagas de trabalho mais vulneráveis na sociedade”.

Uma das demandas mais debatidas foi a formação organizada do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Curitiba. Para a advogada Santa de Souza, militante da causa, o conselho é importante para organizar e votar as demandas relacionadas ao combate do racismo. “Organizar a sociedade negra e fazer com que ela vote projetos que lhe dizem respeito, seria o ideal”, disse.

O próximo passo é trazer as demandas levantadas e desenvolver projetos de leis que criem possíveis soluções para o enfrentamento para a pauta da Comissão dos Direitos Humanos.

 

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Letícia recebe a visita de representantes de Políticas Públicas de Igualdade Racial
#PLDAMIRELE: esta história merece um final feliz!
Vereadora Maria Leticia participa de evento do Dia da Consciência Negra