Câmara aprova projeto para aumentar acessibilidade em elevadores

A Câmara Municipal de Curitiba a provou, na manhã desta terça-feira (01), em primeira votação,  Projeto de Lei (PL) da Vereadora Maria Letícia, PV, que dispõe sobre a sinalização em braile e sonora nos elevadores de Curitiba. Antes de ir para a sansão do prefeito, o PL deverá passar pela segunda votação nesta quarta-feira.

De acordo com o PL os elevadores de uso público e privado em Curitiba devem passar a contar com sinalização interna e externa específica de voz, informando em qual andar o usuário está, para alertar pessoas com deficiência visual a chegada no andar solicitado. Além disso, também deverão ser instaladas sinalização em braile junto aos botões externos e internos para indicar os andares.

Durante a defesa do projeto a parlamentar destacou o caráter coletivo da construção da proposição. “A construção desse projeto se deu ouvindo os colegas vereadores e representantes de entidades ligadas a construção civil de Curitiba”, disse.

Maria Leticia informou que, a partir da data entrada em vigor da Lei, os condomínios mais antigos, que ainda não possuem elevadores adaptados, terão 36 meses para fazerem as modificações de acessibilidade. “São três anos para que as empresas e administradoras de

elevadores se adequem aos dispositivos previstos na proposta e os mesmos três anos para as construções que estiverem em execução na data da vigência da lei”, complementou. A vereadora finalizou destacando eu a medida busca garantir melhor qualidade de vida e acessibilidade aos deficientes visuais. “Tornar os ambientes acessíveis é condição  fundamental para independência e autoconfiança dessas pessoas”, concluiu.

Notícias relacionadas

Sinalização acessível em elevadores vira lei em Curitiba
Projeto da vereadora Maria Leticia pró deficientes visuais avança na Câmara
Vereadora Maria Leticia atende necessidade de deficientes visuais