Cartilha orienta sobre direitos das pessoas com doenças degenerativas

Durante a audiência pública nesta última quinta-feira (22) na Câmara Municipal de Curitiba, uma equipe de profissionais da saúde esclareceu dúvidas sobre os direitos das pessoas com doenças degenerativas. Uma das organizadoras, a vereadora Maria Letícia Fagundes(PV) explicou que muitas vezes as pessoas e família de que têm a doença, não sabem dos seus direitos, e a edição de uma cartilha, proposta por ela, vai trazer informações fundamentais e garantir acesso a direitos como aposentadoria por invalidez , isenção imposto de renda entre outros.

“Uma sociedade não evolui se não estabelecer um estado de direito para todos e de forma igual. A cartilha será elaborada com ajuda de profissionais das áreas de direito, Receita Federal, INSS, médicos e psicólogos”, disse a vereadora que é médica legista e presidente do Conselho de Saúde da Câmara Municipal de Curitiba

A proposta da cartilha, segundo a vereadora Maria Letícia, é ter uma ampla divulgação de fácil acesso para população. “Vamos distribuir a cartilha nas regionais, unidades de saúde, além de repartições públicas e privadas”.

De acordo com o Ministério da Saúde, as principais e mais comuns doenças degenerativas, que aos poucos a pessoa vai perdendo suas funções vitais são: Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, osteoporose, diabetes, hipertensão, glaucoma, catarata alguns tipos de câncer além da artrose e reumatismo.

Notícias relacionadas

Cartilha online orienta pessoas e famílias com doenças degenerativas
Cartilha informará direitos das pessoas com doenças degenerativas
Vereadora Maria Leticia responde Fábio Campana sobre reunião de Direitos Humanos