top of page

Como conseguimos reformular a política ambiental de Curitiba com participação popular

Recebemos via Comissão do Meio Ambiente o desafio de analisar um projeto de lei enviado pela Prefeitura, que atualizava a política ambiental de Curitiba. Extremamente defasada, a legislação em vigor tinha textos sobre recursos hídricos de 1997, crimes ambientais de 1998 e educação ambiental de 2000.

A proposta não previa nenhuma participação popular e o tempo disposto para emitir o parecer pela Comissão do Meio Ambiente dificultava uma análise mais completa. A solução só viria com estratégia política: a de ganhar tempo de debate e incluir a sociedade civil para debater todos os pontos necessários a uma atualização mais adequada da lei ambiental.

Ganhando o prazo para garantir a participação de todas e todos

Estudamos toda legislação referente aos prazos e prorrogações possíveis que a Comissão do Meio Ambiente tinha para emitir o parecer e avaliar o projeto proposto pela Prefeitura. Enquanto isso, começou a mobilização: marcamos uma audiência pública e convocamos especialistas, ativistas, institutos e moradores da cidade para participar do debate. Os resultados foram surpreendentes: mais de 300 pessoas envolvidas no tema e inúmeras contribuições recebidas.

Próximos passos: diálogo com a Secretaria de Meio Ambiente

Com as contribuições recolhidas, criamos uma agenda com a Secretaria de Meio Ambiente, discutindo ideia por ideia sobre a viabilidade prática da lei.

Mão na massa

Foi assim que chegamos a uma nova proposta, aprovada em plenário. Até a emenda complementar que tratava sobre manejo de resíduos sólidos e compostagem foi incorporada na nova lei ambiental.

Com esse esforço conseguimos conquistar na lei:

  1. Fortalecimento do Conselho Municipal do Meio Ambiente com mais representação popular e voz ativa;

  2. Integração com a Região Metropolitana, possibilitando a criação de políticas integradas e ações conjuntas;

  3. Mecanismos atualizados de enfrentamento à crise climática;

  4. Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

  5. Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

  6. Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)

  7. Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

  8. Clique para imprimir(abre em nova janela)


bottom of page