Desuso de copos plásticos descartáveis na CMC

A vereadora Maria Letícia (PV) entregou nesta quarta (20) um ofício ao Presidente da Câmara Tico Kuzma (Pros) que pede a retirada dos copos descartáveis dos corredores da Câmara Municipal de Curitiba. Com isso, quer o cumprimento da Lei de Políticas Públicas de Incentivo ao Desuso de Canudos e Copos Plásticos Descartáveis (15.434/2019), de autoria da vereadora.

Maria Leticia fez uma provocação no Instagram se deveria retirar os copos: 94% dos seguidores que opinaram pedem pela retirada.


A utilização de copos descartáveis traz um grande impacto ambiental. Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).


Esse plástico, que não é reciclado e descartado de forma incorreta, pode acabar nos oceanos. De acordo com dados da ONU, o plástico representa 80% do lixo nos mares, o que pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os.

Notícias relacionadas

Maria Leticia destaca projeto “Selo Consciência Coletiva” em coluna no Jornal do Ônibus
Maria Leticia propõe política de incentivo ao desuso de canudos e copos plásticos
Maria Letícia apresenta projeto que bane o uso de canudos plásticos