Direitos e Responsabilidades Iguais – Projeto prevê obrigatoriedade de Fraldários em Banheiros Masculinos

No meu mandato, temos lutado – de maneira incansável – para que a igualdade de direitos e responsabilidades entre homens e mulheres, seja uma realidade. Parece pouco e a gente já nem percebe mais: mas tem lógica os estabelecimentos comerciais, shoppings e restaurantes instalarem fraldários apenas nos banheiros femininos?

Na última semana, protocolei um projeto de lei que estabelece que os fraldários também sejam instalados em banheiros masculinos. Foi-se o tempo que cuidar das crianças era uma tarefa exclusiva das mães. Homens podem e devem dividir a responsabilidade com suas parceiras e alguns deles, têm sido cada vez mais participativos na educação e criação dos filhos.

O que muitos pais e mães me relataram, no entanto, foi sobre a dificuldade de encontrar banheiros masculinos que venham equipados com fraldário. Isso acaba tornando a tarefa de sair sozinho com o bebê, muito mais complicada.

Alguns shoppings, mercados e outros estabelecimentos maiores, já oferecem um fraldário unissex ou banheiro familiar, que pode ser frequentado tanto por pais como por mães com crianças pequenas. Essa é uma boa solução. Mas, quando não há espaço para um terceiro banheiro, porém, é importante colocar o fraldário nos banheiros masculinos e femininos.

Como feminista, acredito que são pequenas atitudes como esta, que nos levarão à um lugar de igualdade, seguimos na luta!

Notícias relacionadas

Absorventes gratuitos nas escolas públicas de Curitiba: essa conquista é toda nossa
Projeto de arborização em estacionamentos avança na Câmara Municipal
Câmara vota nesta segunda-feira (9) inclusão da Síndrome de Edwards no calendário oficial do município