Mulheres contra o racismo

Tags:

Igualdade racial

Cuidados que mulheres negras tomam ao entrar em uma loja:
“Visto roupas básicas para não chamar atenção desnecessária” – Kelly, 31 anos, economista.
“Não abro bolsa dentro de loja” – Aparecida, 28 anos, catalogadora.
“Deixo itens que vou levar bem visíveis” – Luana, 31 anos, advogada.
“Nunca ando com capuz e nem com as mãos no bolso” – Jagannatha, 29 anos, auxiliar de veterinária.
“Fico no meio do corredor, para que vejam o que estou fazendo” – Aline, 37 anos, servidora pública.

Em Curitiba, a Professora Lucimar Rosa Dias, entrou com uma ecobag na loja Emporium Rei do Queijo, pegou os itens que desejava, passou no caixa para pagamento e seguiu… Duas quadras depois, três seguranças da empresa a abordaram e informaram que um cliente a teria visto praticando furto, fato supostamente confirmado por imagens de câmeras de segurança.

Os seguranças não disseram quais seriam os produtos e desconsideraram o cupom fiscal apresentado por ela comprovando o pagamento de cada item na sacola. Ao perceber o racismo, o gerente se desculpou.

Lucimar, que foi homenageada na semana passada na Câmara de Vereadores pela professora Josete, esteve hoje no meu gabinete. Todo meu apoio para você. O racismo institucional faz com que muitas vezes o preconceito seja quase invisível, mas não para as vítimas, que passam diariamente por este tipo de situação triste.

Por hora, o currículo desta super mulher: Lucimar Rosa Dias, da Universidade Federal do Paraná, atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação, é Doutora pela USP e mestra pela UFMS, com graduação em Pedagogia. Coordenou o Grupo ErêYá, de Estudos, Pesquisas e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER).

Ter uma cidade segura e inclusiva para mulheres é ter espaço para que as mulheres negras vivam em segurança e liberdade. Toda a minha solidariedade à Professora Lucimar.

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia Fagundes – Por segurança, mulheres agredidas podem ganhar isenção aos ônibus
Maria Letícia destaca a importância de cidades mais inclusivas para a população
Vereadora Maria Leticia lança pesquisa sobre assédio nos ônibus de Curitiba