GT ENDOMETRIOSE
O Grupo de Trabalho sobre Endometriose nasceu da união de mulheres que acreditam na necessidade de maior conscientização das pessoas, do poder público e dos profissionais de saúde sobre a doença.
A endometriose é uma doença inflamatória, que afeta principalmente os órgãos da pelve, como bexiga, intestino e útero, e atinge 10% das mulheres em idade reprodutiva, causando muita dor, fadiga e, em muitos casos, infertilidade. O conjunto dos sintomas gera depressão, ansiedade, afeta a produtividade no trabalho e nos estudos, as relações familiares e conjugais, impactando todas as esferas da vida da mulher.
Considerando a gravidade e a abrangência da doença, percebemos que a falta de informações e de políticas públicas é um problema que precisa ser enfrentado. Nosso trabalho se soma à atuação de outras mulheres que já vêm falando sobre endometriose e construindo esse movimento no Brasil.
Sabemos que estamos no início de uma jornada de longo prazo rumo à elaboração de políticas públicas que visem a melhoria do atendimento público especializado e o acolhimento multidisciplinar das mulheres.
Nesta página, você encontra indicação de vídeos, sites e blogs que lhe ajudarão a conhecer melhor a endometriose, seus sintomas e tratamentos. Também disponibilizamos para download vários artigos científicos, que podem lhe interessar mais caso você seja um profissional de saúde, e informações sobre a atuação do NUDEM
NUDEM
O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado do Paraná atua em demandas coletivas e individuais de repercussão coletiva referentes aos direitos das mulheres, tanto judicial quanto extrajudicialmente. O acesso por parte das mulheres a políticas públicas integrais, especializadas e de qualidade é um dos objetivos promovidos pelo Núcleo, por isso, a conscientização, promoção e tratamento em saúde de mulheres portadoras de endometriose é ação de fundamental importância e relevância para promover e fortalecer tais políticas. Assim, em caso de violação de direitos no âmbito do sistema de saúde, como a negação do acesso aos serviços ofertados, mau atendimento, violência ou omissão, por parte dos profissionais de saúde, que resulte em danos físicos, sexuais ou psicológicos à usuária, a mulher pode recorrer ao NUDEM para formalizar uma denúncia de tais violações e obter orientação jurídica para a tomada das providências pertinentes.
Endereço: Rua José Bonifácio, n.º 66, 2.º andar, Centro, Curitiba – atrás da Catedral Tiradentes
Telefone: 41 3219-7381
E-mail: nudem@defensoria.pr.def.br
Youtube
EndoTalks
https://www.youtube.com/channel/UC7fypHpOQR4VU0OhmWKxeLw
O canal “Endo Talks – Conversa Com Especialistas” reúne falas de especialistas de diferentes áreas sobre a abordagem e o tratamento para endometriose. Também tem falas de mulheres que tem ou tiveram endometriose e atuam na causa. O evento “Endo Talks” costuma acontecer em São Paulo e é onde essas palestras são gravadas.
Sites e Blogs
1) A Endometriose e Eu
Este blog foi idealizado e é mantido por Caroline Salazar, uma mulher que depois de sofrer muitos anos com a endometriose resolveu dedicar sua vida a transmitir informações e promover a conscientização da sociedade sobre a doença. O blog tem muito conteúdo, textos de médicos, de mulheres, informações variadas sobre exercícios, alimentação, saúde, gestação. Vale a pena navegar por todas as abas.
2) Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva
https://www.sbendometriose.com.br/
O site da SBE reúne conteúdo para pacientes e médicos, divulga eventos e atualizações sobre o tema da endometriose e de ginecologia minimamente invasiva, que trabalha com as técnicas cirúrgicas de videolaparoscopia ou robótica.
3) Endopaedia (em inglês)
http://endopaedia.info/index.html
O site Endopedia tem conteúdos sobre origem, diagnóstico e melhores formas de abordagem da endometriose. Representa o trabalho da vida de um renomado ginecologista e cirurgião de endometriose por excisão, Dr. David B. Redwine.
4) EndoPelvic
O site Endopelvic tem diversos conteúdos relacionados à endometriose e adenomiose, desde questões técnicas relacionadas à cirurgia, até questões do cotidiano de mulheres com endometriose, como a nutrição. A maioria dos artigos estão reunidos nas abas “Notícias” e “Artigos”.
5) O Meu Útero
https://omeuutero.pt/
Este é um blog de uma jovem mulher portuguesa que debate as questões da endometriose relacionadas à saúde, nutrição, sexualidade e sua vivência com a doença.
Membras do Grupo de Trabalho:
Adriana Milani – Assessora Parlamentar e mulher com endometriose
Ana Paula Nadolny – Influenciadora digital e mulher com endometriose
Audrey Tsunoda – Médica Cirurgiã Ginecologista Oncológica
Augusta Martins – Terapeuta holística
Graziela Engelhardt – Advogada e mulher com endometriose
Indaiana Almeida – Analista educacional e mulher com adenomiose
Liz Giller – Fisioterapeuta e mulher com endometriose
Lívia Brodbeck – Defensora Pública no Estado do Paraná e Coordenadora do NUDEM
Luíza Salmon – Ginoterapeuta e mulher com endometriose
Ludiana Rodrigues – Psicóloga e mulher com endometriose
Monica Kondo – Médica Cirurgiã Ginecologista
Priscila Riciardi – Nutricionista Especialista em Saúde da Mulher
Renata Hayashi – Médica Cirurgiã Ginecologista
Vanessa Fogaça – Assessora Jurídica na Defensoria Pública do Paraná e membro do NUDEM
Thiago Hoshino – Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Paraná