GT ENDOMETRIOSE

O Grupo de Trabalho sobre Endometriose nasceu da união de mulheres que acreditam na necessidade de maior conscientização das pessoas, do poder público e dos profissionais de saúde sobre a doença.


A endometriose é uma doença inflamatória, que afeta principalmente os órgãos da pelve, como bexiga, intestino e útero, e atinge 10% das mulheres em idade reprodutiva, causando muita dor, fadiga e, em muitos casos, infertilidade. O conjunto dos sintomas gera depressão, ansiedade, afeta a produtividade no trabalho e nos estudos, as relações familiares e conjugais, impactando todas as esferas da vida da mulher.


Vídeo Roda de Conversa: O que é Endometriose. O Bosque Hostel.


Considerando a gravidade e a abrangência da doença, percebemos que a falta de informações e de políticas públicas é um problema que precisa ser enfrentado. Nosso trabalho se soma à atuação de outras mulheres que já vêm falando sobre endometriose e construindo esse movimento no Brasil.


Sabemos que estamos no início de uma jornada de longo prazo rumo à elaboração de políticas públicas que visem a melhoria do atendimento público especializado e o acolhimento multidisciplinar das mulheres.


Nesta página, você encontra indicação de vídeos, sites e blogs que lhe ajudarão a conhecer melhor a endometriose, seus sintomas e tratamentos. Também disponibilizamos para download vários artigos científicos, que podem lhe interessar mais caso você seja um profissional de saúde, e informações sobre a atuação do NUDEM


NUDEM

O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado do Paraná atua em demandas coletivas e individuais de repercussão coletiva referentes aos direitos das mulheres, tanto judicial quanto extrajudicialmente. O acesso por parte das mulheres a políticas públicas integrais, especializadas e de qualidade é um dos objetivos promovidos pelo Núcleo, por isso, a conscientização, promoção e tratamento em saúde de mulheres portadoras de endometriose é ação de fundamental importância e relevância para promover e fortalecer tais políticas. Assim, em caso de violação de direitos no âmbito do sistema de saúde, como a negação do acesso aos serviços ofertados, mau atendimento, violência ou omissão, por parte dos profissionais de saúde, que resulte em danos físicos, sexuais ou psicológicos à usuária, a mulher pode recorrer ao NUDEM para formalizar uma denúncia de tais violações e obter orientação jurídica para a tomada das providências pertinentes. 

Endereço: Rua José Bonifácio, n.º 66, 2.º andar, Centro, Curitiba – atrás da Catedral Tiradentes

Telefone: 41 3219-7381

E-mail: nudem@defensoria.pr.def.br



Youtube

EndoTalks

https://www.youtube.com/channel/UC7fypHpOQR4VU0OhmWKxeLw

O canal “Endo Talks – Conversa Com Especialistas” reúne falas de especialistas de diferentes áreas sobre a abordagem e o tratamento para endometriose. Também tem falas de mulheres que tem ou tiveram endometriose e atuam na causa. O evento “Endo Talks” costuma acontecer em São Paulo e é onde essas palestras são gravadas.

Sites e Blogs

1) A Endometriose e Eu

Este blog foi idealizado e é mantido por Caroline Salazar, uma mulher que depois de sofrer muitos anos com a endometriose resolveu dedicar sua vida a transmitir informações e promover a conscientização da sociedade sobre a doença. O blog tem muito conteúdo, textos de médicos, de mulheres, informações variadas sobre exercícios, alimentação, saúde, gestação. Vale a pena navegar por todas as abas. 

2) Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva

https://www.sbendometriose.com.br/

O site da SBE reúne conteúdo para pacientes e médicos, divulga eventos e atualizações sobre o tema da endometriose e de ginecologia minimamente invasiva, que trabalha com as técnicas cirúrgicas de videolaparoscopia ou robótica.

3) Endopaedia (em inglês)

http://endopaedia.info/index.html

O site Endopedia tem conteúdos sobre origem, diagnóstico e melhores formas de abordagem da endometriose. Representa o trabalho da vida de um renomado ginecologista e cirurgião de endometriose por excisão, Dr. David B. Redwine.

4) EndoPelvic

http://www.endopelvic.com/

O site Endopelvic tem diversos conteúdos relacionados à endometriose e adenomiose, desde questões técnicas relacionadas à cirurgia, até questões do cotidiano de mulheres com endometriose, como a nutrição. A maioria dos artigos estão reunidos nas abas “Notícias” e “Artigos”.

5) O Meu Útero
https://omeuutero.pt/

Este é um blog de uma jovem mulher portuguesa que debate as questões da endometriose relacionadas à saúde, nutrição, sexualidade e sua vivência com a doença.



Membras do Grupo de Trabalho:

Adriana Milani – Assessora Parlamentar e mulher com endometriose
Ana Paula Nadolny – Influenciadora digital e mulher com endometriose
Audrey Tsunoda – Médica Cirurgiã Ginecologista Oncológica
Augusta Martins – Terapeuta holística
Graziela Engelhardt – Advogada e mulher com endometriose
Indaiana Almeida – Analista educacional e mulher com adenomiose
Liz Giller – Fisioterapeuta e mulher com endometriose
Lívia Brodbeck – Defensora Pública no Estado do Paraná e Coordenadora do NUDEM
Luíza Salmon – Ginoterapeuta e mulher com endometriose
Ludiana Rodrigues – Psicóloga e mulher com endometriose
Monica Kondo – Médica Cirurgiã Ginecologista
Priscila Riciardi – Nutricionista Especialista em Saúde da Mulher
Renata Hayashi – Médica Cirurgiã Ginecologista
Vanessa Fogaça – Assessora Jurídica na Defensoria Pública do Paraná e membro do NUDEM
Thiago Hoshino – Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Paraná

Notícias relacionadas

Maria Leticia discute projeto de ambulatório de Endometriose
Vereadora Maria Leticia defende prioridade de trabalho às vítimas de violência
Mais um Projeto Aprovado: Condenados por Agressão e por Feminicídio não Poderão ser Nomeados