Homenagem Dia Internacional da Mulher

Na próxima terça feira dia (12), a Câmara Municipal de Curitiba realizará sessão solene em referência e homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Nesta sessão, será feita a entrega de diplomas em reconhecimento pelo Dia da Mulher a 31 homenageadas. A solenidade acontecerá no Palácio Rio Branco, com início às 20h. A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) indicou para serem homenageadas Blanca Hernando Barco, Rosilete dos Santos, Suelen Carla Ribeiro e Susiane do Rocio Brichta. “Essas mulheres são de grande importância para sociedade, ao qual se destacam pela força feminina nas áreas em que atuam, seja na cultura, saúde, esporte”, disse a vereadora.

 

Blanca Hernando Barco

Blanca Hernando Barco é filha de imigrantes espanhóis, brasileira, nascida em Curitiba, tradutora, professora de danças folclóricas, Membro Titular do Conselho Municipal de Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, Presidente da Associação Inter-Étnica do Paraná e Cônsul Honorária da Espanha em Curitiba. Blanca atuou junto ao pai, que foi cônsul da Espanha em Curitiba. No ano passado ela teve a honra de ser indicada Cônsul em Curitiba, aceitando a missão com muita emoção e alegria. Sempre em contato com a comunidade espanhola, ao qual dedica sua vida, não apenas no consulado como também em atividades no Centro Espanhol do Paraná. Blanca ensina crianças e jovens danças folclóricas da região de Aragon e também o flamenco, ambas danças típicas da cultura espanhola. Em busca de perdurar a cultura espanhola em solo curitibano, Blanca pretende investir no ensino da língua espanhola no Centro Espanhol do Paraná, para crianças e jovens, preservando e destacando sua cultura também nos dias atuais.

 

Rosilete dos Santos

Rosilete dos Santos, natural de Castro, mãe, casada, Campeã mundial como esportista-boxeadora, estreando no Boxe em 2001, ganhou destaque na modalidade, sendo a primeira mulher paranaense a lutar boxe, enfrentando inúmeras lutas dentro e fora de ring, para se estabelecer e fortalecer seu nome no boxe feminino. Em 2011 se tornou primeira Brasileira campeã mundial de boxe pela WIBA (Associação Mundial de Boxe Feminino) encerrando a carreira em 2013 com 34 lutas, 29 vitórias e 5 derrotas. Lançou em 2013 o livro “A Quatro Punhos (História Real de Macaris e Rosilete)”, que conta a trajetória dela e o esposo. Atualmente, Rosilete não participa mais de campeonatos, mas o ring ainda arde em seu coração. Prova disso, que ela e o marido estão a frente do Centro de Excelência de Boxe do Brasil, localizado na região metropolitana de Curitiba. Neste Centro, ela disponibiliza gratuitamente cursos e treinamentos preparatórios a crianças e jovens que almejam ingressar ou conhecer o Boxe. Rosilete em breve estará nas telas de cinema, com o filme “O Cinturão de Rosilete”, gravado em 2017 e com estreia prevista para este ano. Hoje com 43 anos Rosilete ainda é a boxeadora brasileira com mais lutas realizadas.

 

Suelen Carla Ribeiro

Suelen Carla Ribeiro, 28 anos, mãe, curitibana e líder regional do “Movimento Eu Empurro Essa Causa” na cidade de Curitiba. Suelen tem uma filha com necessidades especiais e como mãe sente na pele as injustiças no Brasil. Se envolveu ao movimento “Eu Empurro Essa Causa” por acreditar que essa causa é de todos e que a luta por pessoas com necessidades especiais é uma causa nobre e precisa ser vista pelas outras pessoas. Hoje o movimento se fundamenta em pedir um aumento na renda per capita de 1/4 do salário mínimo ou seja R$250,00 reais por membro familiar , para que esse valor possa chegar a 3 salários mínimos por família. A luta não pode parar e para Suelen não tem sido fácil manter a casa e os gastos com medicamentos, alimentação, fraldas e as sessões de fisioterapia, que pelo SUS não tem previsão de vagas.

 

Susiane do Rocio Brichta

 

Susiane é natural de Curitiba e médica Anestesiologista. Graduada em Medicina pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná (1997). Realizou residência médica em Anestesiologia pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e Pós-graduação Lato Sensu em Anestesia Regional pelo Hospital Sírio Libanês de São Paulo. Atualmente é anestesiologista do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba. Susiane, já participou de inúmeros congressos em território nacional e recebeu premiações nos anos de 2000 e 2004. Envolvida com causas sociais, participa da diretoria da ONG MaisMarias desde 2013, da qual foi presidente entre os anos de 2017 e 2018 e Sócia fundadora da Pontee Atelie Educativo, desde 2018.

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Letícia preside sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Vereadora Maria Leticia Fagundes – Ciclo de palestras marca Dia Internacional de Não Violência contra Mulher
Vereadora Maria Leticia indica transformadoras sociais para o Dia Internacional da Mulher