Maria Leticia afirma que escola é lugar de aprendizado e diversidade

Maria Leticia Fagundes (PV) se posicionou, na sessão plenária desta segunda-feira (18) sobre a necessidade de se atentar às novas formações familiares. Ela ressaltou as novas regras para certidões de nascimento, por exemplo, em que haverá o espaço para a colocação de filiação e não mais os termos pai e mãe. “Temos que pensar como questão comum, existe conceito de família que hoje já se rompe completamente graças aos avanços sociais e a tecnologia”, ponderou. “ Elas [as crianças] também precisam viver o diferente. Escola é lugar de aprendizado”, complementou.

A polêmica foi levantada durante discussão do projeto de lei do vereador Thiago Ferro (PSDB) que institui a comemoração "Dia das Mães" e do "Dia dos Pais" nas escolas municipais e centros municipais de educação infantil de Curitiba (005.00245.2017 com uma emenda modificativa 034.00004.2018). A matéria foi aprovada em primeiro turno com 17 votos favoráveis, 5 contrários e 3 abstenções. De um lado, vereadores da bancada evangélica defenderam os valores tradicionais da família, enquanto alguns parlamentares alertaram para a necessidade de se atentar às novas formações familiares.

O texto da proposta diz que “as comemorações a serem realizadas nos ambientes escolares devem respeitar os costumes e tradições locais” e deixa facultada a participação dos alunos “restando-lhes assegurado o direito de não participarem, sem qualquer prejuízo”. A emenda modificativa estabelece que os eventos sejam realizados na semana anterior ao segundo domingo do mês de maio (Dia das Mães) e de agosto (Dia dos Pais).

Texto: Câmara Municipal de Curitiba

Edição: Assessoria vereadora Maria Leticia 

Foto: CMC

Confira o pronunciamento da vereadora Maria Leticia:

 

Notícias relacionadas

Maria Letícia visita Centro de Educação Integral no Xaxim
Vereadora Maria Leticia fala sobre prioridade de vagas em CMEIs
Maria Leticia lança canal no Youtube