Maria Leticia alerta que corrida de rua diminui índice de câncer de mama

Corredora de rua há muitos anos, a vereadora Maria Leticia Fagundes, única médica entre os 38 vereadores na Câmara Municipal de Curitiba, contribuiu com o debate nesta terça-feira (29), ao fazer um alerta sobre prevenção de câncer de mama.

Ela destacou um estudo americano que aponta a redução de 20% dos índices de câncer de mama em mulheres que praticam corrida. “Não precisa ser corrida de rua, pode ser esteira, mas a minha sugestão é que as pessoas corram nas ruas nem que seja para conhecer Curitiba; estou conhecendo melhor os bairros correndo pela cidade e isso está sendo sensacional”, declarou a vereadora.

A doença, de acordo com Maria Leticia, apesar de todos os avanços tecnológicos, ainda mata 4 mulheres em cada 10 diagnosticadas. “E o pior, a tendência é que o numero de casos dobre até o ano de 2030”.

A vereadora se referiu ao desenvolvido em Seattle, nos Estados Unidos, pela Associação Médica Americana, que mostra mulheres que praticam atividade física regular têm o risco de câncer de mama diminuído em até 20%. “O resultado está baseado nos efeitos sobre a redução da glicemia, do colesterol e da gordura corporal”, explicou a médica.

Foto: Rodrigo Fonseca CMC

Notícias relacionadas

Teatro Reviver Magó recebe evento “Queremos todas vivas”
Por iniciativa da vereadora Maria Leticia, Polo Gastronômico da Alameda Prudente de Moraes será ampliado
Dia internacional da conscientização contra HPV marca importância da vacinação para prevenção