Maria Leticia alerta que corrida de rua diminui índice de câncer de mama

Corredora de rua há muitos anos, a vereadora Maria Leticia Fagundes, única médica entre os 38 vereadores na Câmara Municipal de Curitiba, contribuiu com o debate nesta terça-feira (29), ao fazer um alerta sobre prevenção de câncer de mama.

Ela destacou um estudo americano que aponta a redução de 20% dos índices de câncer de mama em mulheres que praticam corrida. “Não precisa ser corrida de rua, pode ser esteira, mas a minha sugestão é que as pessoas corram nas ruas nem que seja para conhecer Curitiba; estou conhecendo melhor os bairros correndo pela cidade e isso está sendo sensacional”, declarou a vereadora.

A doença, de acordo com Maria Leticia, apesar de todos os avanços tecnológicos, ainda mata 4 mulheres em cada 10 diagnosticadas. “E o pior, a tendência é que o numero de casos dobre até o ano de 2030”.

A vereadora se referiu ao desenvolvido em Seattle, nos Estados Unidos, pela Associação Médica Americana, que mostra mulheres que praticam atividade física regular têm o risco de câncer de mama diminuído em até 20%. “O resultado está baseado nos efeitos sobre a redução da glicemia, do colesterol e da gordura corporal”, explicou a médica.

Foto: Rodrigo Fonseca CMC

Notícias relacionadas

Maria Leticia Fagundes participa de evento beneficente ao Hospital de Clínicas
Vereadora Maria Leticia planeja implantação de programa contra o câncer de mama
Maria Letícia é homenageada em evento “Mulheres Paranaenses 2019”