Maria Letícia alerta sobre importância da amamentação

No dia 01 de agosto foi comemorado o Dia Mundial da Amamentação, e a vereadora e médica Maria Letícia Fagundes (PV), fez um alerta sobre importância da amamentação já nas primeiras horas de vida. “amamentar é um ato de amor, é um processo de adaptação que exige paciência e dedicação, tudo pelo prazer único de amamentar o seu bebê”.

O leite materno é um alimento produzido por seu corpo exclusivamente para o bebê, e contém todos os nutrientes, proteínas, açúcar, gordura e vitaminas que o pequeno necessita por seis meses para crescer e se desenvolver com saúde.

Campanha

Em Curitiba, a maternidade Bairro Novo em conjunto com as unidades de Saúde promovem até o dia 10 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Curitiba. A ação em conjunto com (mamaço) será feita com mães de recém-nascidos, funcionárias e mães da região, que faz parte da campanha mundial de incentivo à amamentação com tema “Amamentação é a Base da Vida” com objetivo de promover estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades garantindo a saúde e desenvolvimento dos bebês.

Em algumas unidades de Saúde de Curitiba, a comunidade poderá participar de palestras de incentivo ao aleitamento materno. Maria Leticia alerta que o aleitamento é como uma primeira vacina para o bebê criando anticorpos e ativando o sistema imunológico.

Semana Mundial

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é realizada desde 1992 em todo mundo, organizada por ONGs, com chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

No Brasil, em abril de 2017 foi sancionada a Lei 13,435, que instituiu agosto como o “Mês do Aleitamento Materno”, em que as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento devem ser intensificadas.

Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Curitiba (sujeita a alterações): FONTE PMC

6/8 (segunda-feira)

US Capanema (Distrito Matriz) – Inauguração do "cantinho da amamentação" e "Mamaço" no jardim da unidade de saúde (11h).

US João Cândico – (Distrito Bairro Novo) – Orientações sobre Amamentação na área de abrangência do Posto
US Xapinhal (Distrito Bairro Novo) – Orientações sobre Amamentação no CMEI

7/8 (terça-feira)
US Tapajós (Distrito Boqueirão) – Oficina com o tema Aleitamento Materno: "Amamentação é a base da vida" (10h30)
US Santa Quitéria 1 (Distrito Portão) – Roda de Conversa sobre Aleitamento Materno às gestantes e nutrizes (15h)
US São Braz (Distrito Santa Felicidade) – Roda de Conversa: "Amamentação é a base da vida", práticas para relaxamento e a importância do vínculo mãe/bebê; depoimentos de mães sobre seus momentos de amamentação (14h)

8/8 (quarta-feira)
US Coqueiros (Distrito Bairro Novo) – Mamaço
US Santa Amélia (Distrito Portão) – Oficina de Aleitamento Materno para gestantes e nutrizes (14h)
US Parigot de Souza (Distrito Bairro Novo) – Oficina de Gestantes

10/8 (sexta-feira)
US Menonitas (Distrito Boqueirão) – Oficina com o tema Aleitamento Materno: "Amamentação é a base da vida" (10h)

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Notícias relacionadas

Maria Leticia participa de reunião do Comitê Pró-VIda
Maria Leticia publica ações do segundo semestre de 2018
Maria Leticia conversa sobre saúde da mulher na Casa da Mulher Brasileira