Maria Leticia alerta sobre perigo de agrotóxicos

Jornal do Ônibus 

 

O impacto dos agrotóxicos sobre a saúde das pessoas é muito maior do que se imagina. Ao comer um único alimento, são ingeridos também diversos compostos químicos utilizados para combater problemas em plantações.  

É difícil dimensionar as consequências desses venenos,mas sabe-se que cerca de 790 pessoas morrem por ano intoxicadas por agrotóxicos, de acordo com dados do Datasus. Existem dois tipos de intoxicação por agrotóxicos: aguda e crônica. A primeira se caracteriza quando as pessoas são expostas à grande quantidade de agrotóxicos de uma só vez. Apresentam falta de ar, náuseas, vômitos e necessitam ser hospitalizadas. 
A intoxicação crônica ocorre quando a pessoa tem contato com pequenas quantidades de veneno e acumulam a substância no organismo ao longo da vida. Considerando ainda a relação dos agrotóxicos às resistências alimentares como intolerâncias e alergias. São alertas para que todos se mobilizem em relação à isso, seja no comportamento alimentar ou reforçando nossa luta que é para vivermos sem veneno.

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Leticia participa de debate sobre agrotóxicos
DIGA NÃO AOS AGROTÓXICOS: MENOS VENENO EM NOSSAS MESAS
Maria Leticia alerta para precarização do atendimento a pacientes com doenças crônicas