Maria Leticia aprova Cidadania Honorária à médica Mara Segalla

Nesta segunda-feira (09), a vereadora Maria Leticia Fagundes defendeu e teve aprovação da proposição (006.00014.2017), que concede Cidadania Honorária da capital à médica Mara Rejane Rodrigues Correa Segalla. “Tenho o compromisso de tratar do nome de grandes mulheres para a cidade de Curitiba”, disse a vereadora. Natural de Quaraí, cidade do Rio Grande do Sul, Mara Rejane Rodrigues Correa Segalla chegou à capital paranaense com os pais, ainda na infância. Formada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui residência em Anatomia Patológica e especialização em Citopatologia. É casada e tem dois filhos.

 

A homenageada, destacou Maria Leticia, é perita da Polícia Científica, chefe da divisão técnica da capital do Instituto Médico Legal (IML), médica no Hospital de Clínicas da UFPR, patologista da UFPR, auditora na Associação Paranaense de Patologia, professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), auditora da Associação Paranaense de Patologia e médica patologista em um laboratório particular. Também é autora de “Patologia para legislas”, prefaciado pela vereadora, e de três livros de poesias.

 

“Eu a conheci pessoalmente no Instituto Médico Legal quando prestamos concurso juntas, no ano de 1994. Me lembro de sua discrição e profissionalismo no cumprimento suas funções como patologista”, afirmou Maria Leticia. “É    uma das pessoas pela qual detenho maior carinho e respeito na cidade.” De acordo com a propositora do título, Mara Segalla costuma dizer que “adotou Curitiba porque Curitiba a adotou”.

 

“A tendência desses títulos é sempre direcioná-los aos homens, e hoje temos uma mulher”, acrescentou Noemia Rocha (PMDB). "A nossa causa é a causa de todas a mulheres", disse Julieta Reis (DEM). Maria Manfron (PP), por sua vez, destacou o currículo da homenageada. Também participaram do debate os vereadores Osias Moraes (PRB) e Professor Silberto (PMDB).

Texto: Fernanda Foggiato

Revisão: Claudia Krüger

Câmara Municipal de  Curitiba

Foto: Chico Camargo CMC

 

Notícias relacionadas

Maria Letícia indica a Médica Patologista Dra Mara Segalla para receber o título de cidadã honorária de Curitiba
Maria letícia entrega título de cidadã honorária de Curitiba à médica Mara Segalla
Vereadora Maria Leticia quer Biomédicos nos concursos da FEAES e Prefeitura de Curitiba