Maria Leticia conhece aplicativo de segurança para os ônibus de Curitiba

“Usar a tecnologia para a segurança de todos”, destacou Maria Leticia Fagundes durante reunião sobre o aplicativo de rastreamento e localização de veículos de forma compartilhada – SOS Track, nesta terça-feira (06). A vereadora recebeu no gabinete na Câmara Municipal de Curitiba, o analista de sistemas, Johnatas Santana Cardozo, o engenheiro civil, Aguinaldo de Paoli e engenheira civil, Alice Maria Bueno.  

A proposta é implantar no sistema de transporte público de Curitiba o equipamento, que também dispõe de um controle que pode ficar com o motorista do ônibus e acionado em situação de emergência. Na sequencia, a viatura mais próxima da polícia ou guarda municipal recebe um aviso da ocorrência. “O atendimento fica mais rápido”, destaca Cardozo.

Eles explicaram que a proposta nasceu pela preocupação com a violência no transporte público. “Sabendo que há um sistema eficiente, a tendência é que crimes diminuam”, salientou Paoli. A vereadora sugeriu que a proposta seja apresentada à Secretaria Municipal de Defesa Social e se propôs a acompanhar a equipe na visita.

Maria Leticia acrescentou ainda que é “assustador”o assédio às mulheres nos ônibus de Curitiba. Ela destacou a pesquisa realizada pela equipe do gabinete, a qual resultou na apresentação do projeto de lei (005.00354.2017) que cria espaço preferencial para o público feminino nos ônibus biarticulados.

Cada biarticulado deverá ter um “vagão” reservado identificado como “Espaço Preferencial para Mulher”. A pesquisa feita pelo seu gabinete, entre os meses de setembro e outubro de 2017, ouviu mais de 1 mil pessoas. Segundo os dados obtidos, a maior parte dos assédios em ônibus ocorre nos biarticulados (45,8%), locais onde as mulheres se sentem mais ameaçadas (44,2%). Ainda segundo esse levantamento, 52,5% concordam com a solução de espaço preferencial para mulheres. Apesar de a maioria das entrevistadas ter sofrido assédio, apenas 0,4% chegou a fazer denúncia, sendo que a maioria sequer reagiu.

 

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia lança pesquisa sobre assédio nos ônibus de Curitiba
De uma pesquisa à lei sancionada: como conseguimos mobilizar a sociedade contra o assédio nos ônibus de Curitiba
Câmara de Curitiba libera o uso de máscara em espaços abertos, Vereadora Maria Leticia foi um dos poucos votos contrários