top of page

Maria Leticia critica fusão do Ministério do Meio Ambiente e Agricultura

Jornal do Ônibus

Atitude consciente pelo meio ambiente

Na última semana fomos surpreendidos com o anúncio, e posterior recuo, do governo eleito que tinha a intenção de acabar com o Ministério do Meio Ambiente – temos que refletir a importância e a complexidade dessa pasta para o nosso país.

A preservação do meio ambiente deve ser vista como prioridade no nosso cotidiano. Reciclar um produto é muito melhor para o meio ambiente que fabricar outro, uma vez que economizamos recursos naturais e diminuímos o lixo no planeta.

O descarte de lixo é ainda inadequado em mais da metade das cidades do Brasil (56%) esse é o principal motivo para termos uma pasta somente para essa área. Assim temos acessos aos dados e ao monitoramento, para podermos fazer o enfrentamento institucional e garantirmos a preservação de nossas reservas para as futuras gerações de brasileiros.

Atualmente a maioria das cidades não têm aterros apropriados e recorrem aos ultrapassados "lixões". A defesa do meio ambiente é responsabilidade de todos nós e não pode ser vista como política tradicional (direita ou esquerda) – as nossas atitudes devem ser conscientes pela biodiversidade e preservação das espécies, com ética e racionalidade.


bottom of page