Maria Leticia discursa em “Mulheres Paranaenses 2018”, na UniBrasil

A noite do primeiro dia do mês de março foi marcada pela realização do evento "Mulheres Paranaenses 2018", do Centro Universitário UniBrasil. A vereadora Maria Leticia Fagundes foi convidada a se pronunciar no encerramento das homenagens às mulheres que se destacam na sociedade. 

A parlamentar falou sobre a importância das conquistas  femininas, que são transformadoras, participação política e do legado de liberdade para o futuro. "Estar na Câmara Municipal e aqui homenageando mulheres fantásticas enche meu coração de esperança para que as mulheres avancem e nesse sentido se interessem e participem mais da política", disse Maria Leticia. "A mulher livre só quer o respeito que o homem livre já tem", completou. 

"Projeto Mulheres Paranaenses" tem como objetivo reconhecer mulheres de destaque nos mais diversos setores do estado do Paraná.  Também são prestadas homenagens à mulheres escolhidas por seus colegas dentre alunas, professoras, colaboradores da Instituição. Em 2018 o tema escolhido foi também uma declaração de boas-vindas ao curso de Medicina Veterinária que inicia suas atividades: “Dedicação e respeito aos animais”. 

O Mulheres Paranaenses conta com o apoio do Grupo Boticário, da Instituição Beneficente Bnai Brith, da Associação das Amigas da Mama e das Soroptimistas International – Curitiba Glória.

Homenageadas externas
Cada Escola de conhecimento faz uma indicação de homenageada externa à Instituição, dentro de sua área de conhecimento. A comunidade interna também indica mulheres pertencentes ao UniBrasil, dentre professoras, alunas e funcionárias.  Nessa edição as homenageadas foram: Aldacy Rachid Coutinho, escolhida pela Escola de Direito; Virgínia Kistmann, indicada pela Escola de Comunicação, Arquitetura e Design; Maria Aparecida Blanco de Lima, pela Escola de Educação e Humanidades; Lilian Pereira Lima, pela Comunidade Acadêmica; Cleila Lyra, escolhida pela Escola de Negócios; Vivian Curial Baêta de Faria pela Escola de Engenharias, Gabriela Reyes, representando a Escola de Saúde; Ines Carnieletto, Amiga UniBrasil,  e a pedagoga Mirna Galafassi, como a Mulher Paranaense 2018.
 
Homenageadas internas
Escolhidas pela comunidade interna, cinco mulheres foram indicadas, são elas: Adriana Laufer(Escola de Comunicação, Arquitetura e Design), Ana Paula Souza(Centro Acadêmico UniBrasil), Cíntia Mazur(Escola de Saúde), Elenice Crisóstomo(Colaboradores), Gisele Soares(Escola de Comunicação, Arquitetura e Design) e Maria Paula(Pró- Reitoria de Graduação – PROGRAD). 

Concurso de Contos
Dentro das atividades do Mês da Mulher, o UniBrasil realiza anualmente o Concurso de Contos Dirce Doroti Merlin Clève, nomeado em homenagem à destacada Soroptimista, educadora e escritora. Em sua quarta edição, o Concurso é voltado para jovens escritores. Na ocasião foi realizada a entrega da premiação para os 3 primeiros lugares.

Palestra 
Esta edição do Projeto recebeu a palestra de uma das mais importantes profissionais da Medicina Veterinária de nosso estado e grande lutadora pela causa da proteção animal: a doutora Carla Forte Maiolino Molento, que expos sobre “A presença da mulher na proteção animal”.

Texto : Assessoria UniBrasil

Edição: assessoria vereadora Maria Leticia Fagundes

Notícias relacionadas

Maria Leticia quer mais mulheres na política
Maria Letícia é homenageada em evento “Mulheres Paranaenses 2019”
Proposta da vereadora Maria Leticia é tema de reunião de mulheres na Câmara de Curitiba