Maria Letícia é convidada do 2º Fórum de Mulheres em Camboriú – SC

Mais de cem mulheres participaram na noite de quarta-feira (22), do 2º Fórum de Mulheres promovido pela Câmara de Vereadores de Camboriú. Maria Letícia Fagundes, ginecologista e autora do livro tema do evento “Dúvidas femininas do século 21”, foi convidada para participar do evento e falou sobre feminismo, violência doméstica, assédio, sexo e doenças que afetam as mulheres. Porém, todos os assuntos foram apresentados fugindo do clichê e com muita naturalidade. Ao seu ver, feminista são todos os seres humanos “que querem equilíbrio, igualdade e respeito entre homens e mulheres”.

A palestrante, que também é vereadora da cidade de Curitiba (PR), falou do seu orgulho em ser mulher, e destacou que é preciso ter coragem de participar e construir um novo cenário feminino no país. “Se informar sobre seus direitos te faz mais forte, afinal a lei está sim ao nosso lado” concluiu.

Para esclarecer ainda mais os direitos das mulheres, a advogada Micheli Simas Silva, falou sobre os 12 anos da Lei Maria da Penha e o impacto dela na sociedade brasileira. Além disso, apresentou o projeto Apoio entre Marias, do qual é uma das idealizadoras. O objetivo da iniciativa é unir mulheres dispostas a ajudar com mulheres que precisam de ajuda. “Quando procuradas por alguma vitima de violência doméstica que não pode voltar para casa e encontrar seu agressor, ela é encaminhada para o acolhimento com alguma parceira disposta a dar apoio e abrigo”, explicou.

Evento

Sem estereótipos, a platéia formada por mães, educadoras, estudantes, esposas, divorciadas, jovens e idosas presenciou atentamente as atrações da noite. A dança solo de Mariana Mafra Dalago, do Grupo Kaiorra, deu inicio ao efeito reflexivo do evento. As bailarinas da melhor idade, do Grupo Raio de Sol inspiraram e o Grupo de dança Recriarte fechou as apresentações com uma dança inquietante que fez todos os presentes respirarem fundo, e se preparar para a palestra que estava por vir.

As vereadoras Inalda do Carmo (DEM), Jane Stefenn (Rede) e a presidente da Casa, Márcia Regina Oliveira Freitag (PSDB) conduziram a noite e falaram sobre a representatividade feminina na Câmara de Camboriú. “Não somos a maioria, mas estamos aqui, muitas cidades não têm vereadoras. Tivemos coragem e hoje podemos sentir a responsabilidade de sentar nestas cadeiras e defender o direito da mulher”, destacou Márcia.

Após relatos de experiências, perguntas e muita reflexão todos os participantes do evento concorreram a brindes e participaram de um coquetel.

Texto: Imprensa Câmara de Vereadores de Camboriú

Edição: Assessoria vereadora Maria Leticia Fagundes 

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Leticia fala sobre mulheres na política durante conversa com amigos e empresários
Maria Leticia participa de jantar em Ponta Grossa
Maria Letícia é homenageada em evento “Mulheres Paranaenses 2019”