Maria letícia entrega título de cidadã honorária de Curitiba à médica Mara Segalla

A Câmara de Vereadores concedeu, na noite desta quarta-feira (13), em sessão solene, o título de cidadã honorária de Curitiba à médica Mara Rejane Rodrigues Correa Segalla. A homenagem, aprovada pelo Legislativo no dia 10 de abril de 2018 (006.00014.2017), é uma iniciativa da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), que resultou na lei municipal 15.194/2018.

A solenidade foi conduzida pelo vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC), segundo vice-presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), e contou com a presença de Lineu Tomass, representando o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e da coordenadora das Delegacias da Mulher no Paraná, Márcia Marcondes. A Cidadania Honorária é a maior homenagem que a Casa pode conceder a alguém nascido fora de Curitiba.

“O mérito não vem à toa. Lembro da discrição e profissionalismo [de Mara] no cumprimento das funções como patologista”, elogiou Maria Leticia, cuja trajetória profissional se mistura à da homenageada, pois ambas ingressaram no Instituto Médico Legal (IML) no mesmo concurso público em 1994. “Tenho o compromisso de tratar do nome de grandes mulheres para a cidade de Curitiba”, disse a vereadora. “São pessoas como você, Mara, que Curitiba precisa, pois construiu uma jornada digna que é exemplo para todos os seres humanos”.

Nascida em 23 de agosto de 1962 na cidade de Quaraí, no Rio Grande do Sul, Mara Rejane Rodrigues Correa Segalla é médica patologista com 4 obras publicadas – um livro técnico e três de poesia. Casada, com dois filhos, a homenageada disse estar emocionada durante a cerimônia – acompanhada por familiares e colegas de trabalho.

“Estou aqui hoje para agradecer”, disse Mara Segalla, que chamou a vereadora Maria Leticia de 'irmãzinha', pela amizade que possuem, “saibam que é um do dias mais felizes da minha vida”. “Com pai militar de baixa patente e mãe professorinha, tínhamos uma vida modesta quando chegamos em Curitiba. Eu sonhava com o curso preparatório de medicina, mas só poderia fazê-lo por milagre, que aconteceu, pois ganhei uma bolsa de estudos”.

Mara Segalla relatou a trajetória profissional, após concluir a graduação em medicina pela Universidade Federal do Paraná no ano de 1985. Possui residência médica em Anatomia Patológica e especialização em Citopatologia. É perita oficial da Polícia Científica do Paraná e chefiou a Divisão Técnica da Capital do IML. Também é médica patologista no Hospital de Clínicas da UFPR e professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

“Desde 1992, mantive o meu laboratório, o Citolab. Estive em vários lugares e neles eu pude viver Curitiba, mas foi no IML, como patologista e legista, eu entendi a cidade. Que não podemos perder tempo para ser feliz. Entendi no trabalho solitário que os sonhos podem ser interrompidos abruptamente e que as maiores dificuldades podem ser superadas se houver esperança”, comentou a homenageada.

 

Texto: CMC

 

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Letícia indica a Médica Patologista Dra Mara Segalla para receber o título de cidadã honorária de Curitiba
Maria Leticia aprova Cidadania Honorária à médica Mara Segalla
Maria Leticia recebe visita do vereador de Almirante Tamandaré, Vanderlei Giaretta