Maria Leticia fala sobre obesidade, vacinação e Dia do Deficiente Físico

Na tarde desta quinta-feira (11), a vereadora Maria Leticia Fagundes se manifestou sobre temas relacionados à saúde da população. O Dia Nacional de Prevenção à Obesidade foi lembrado pela parlamentar. “A doença requer enfoque multidisciplinar com nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física. Isso deve ser visto com bons olhos, afinal fórmulas rápidas e miraculosas são enganosas”, alertou Maria Leticia, que é médica há mais de 30 anos.

A nova campanha de vacinação também foi abordada pela vereadora, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Curitiba. Ela compartilhou, nas redes sociais, o novo vídeo que traz relatos de pessoas que não se vacinaram e tiveram consequências na própria saúde e na de familiares. O símbolo da campanha, “Zé Gotinha”, aparece na filmagem com aspecto sério para alertar sobre a importância da vacinação, que teve pouca adesão no âmbito nacional. Mais informações aqui.

Ela salientou ainda que uma das formas de exigir a vacinação em dia é a obrigatoriedade da apresentação de original e cópia da Declaração de Vacinação na efetivação da matricula escolar no Paraná. Confira o vídeo aqui.

O Dia da Pessoa com Deficiência Física foi destacado pela parlamentar com o relato da jornalista Carla Maia, que aos 17 anos teve um sangramento espontâneo na medula e é considerada tetraplégica. “A sociedade não está preparada; a acessibilidade não é perfeita, não é ideal. É ir pra rua e viver. Se você não sofre a dor do existir, você também não tem o prazer do viver”.

 

Galeria

Notícias relacionadas

Dia internacional da conscientização contra HPV marca importância da vacinação para prevenção
Projeto de Lei que combate à pobreza menstrual é aprovado em Curitiba
Vereadora Maria Leticia fala sobre saúde da mulher