Maria Leticia participa da Festa Julina da Escola Renascer

A vereadora Maria Leticia Fagundes participou da festa julina da Associacão Beneficente Renascer, realizada neste sábado (07). A parlamentar foi recepcionada pela administradora da instituição Cristiane Bina, que apresentou as demais colaboradoras que participavam da celebração e que agradeceram muito a presença da parlamentar. A administradora contou um pouco sobre o dia a dia de atividades e estrutura funcional da Renascer.

Maria Leticia prestigiou a festa, que tinha todas as integrantes da organização caracterizadas com trajes caipiras. Ela comprou uma cartela de bingo e compartilhou o momento com a comunidade, especialmente a sra Clara Reynaud, que é servidora aposentada do município de Curitiba. Infelizmente Maria Leticia não foi premiada no bingo, mas saiu “feliz da vida” do local, como ela mesma destacou nas redes sociais.

Sobre a Renascer:

A Comunidade Terapêutica Educacional Renascer – CTER, tendo como mantenedora a Associação Beneficente Renascer – ASCER, é uma instituição não governamental sem fins lucrativos fundada em 16 de dezembro de 1994 a partir de questões levantadas por profissionais de diversas áreas de formação, que desenvolvia trabalhos com crianças e adolescentes com Transtorno Global do Desenvolvimento.

As atividades iniciaram em fevereiro de 1995 na Rua Conselheiro Carrão, 928 – Bairro Hugo Lange. Posteriormente as atividades foram sediadas na Rua Frei Orlando – Alto da XV e na Rua Leônidas Ferreira do Amaral – Tarumã. No ano de 1997 a ASCER obteve a Cessão de Uso de 2.500 m² da área do terreno da Escola Estadual Manoel Ribas, de propriedade do Estado do Paraná, localizada na esquina da Rua Imaculada Conceição com a Rua Guabirotuba no Bairro Prado Velho atual localização.

A Renascer possui Certificado de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal; Certificado de Inscrição do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e no COMTIBA – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social certificações legais que garantem o seu pleno funcionamento como entidade filantrópica.

A proposta inicial da instituição dirigia-se às crianças e adolescentes com transtornos globais do desenvolvimento (psicose infantil e autismo). Com o decorrer do tempo identificou-se a necessidade de desenvolver trabalho com crianças e adolescentes da periferia do município em situação de vulnerabilidade social e com núcleo familiar disfuncional tendo como reflexo dificuldades de aprendizagem e de comportamento em ambiente escolar. Diante deste contexto a instituição optou por ampliar seu projeto de atuação implementando ações comprometidas com a prevenção da violência urbana.

Inicialmente a Instituição atendia 30 crianças e adolescentes em período integral, sendo que a partir de 2000, o atendimento cresceu de forma significativa em função de demanda da comunidade. Atualmente a CTER atende cerca de 430 crianças e adolescentes sendo que 180 participam do trabalho sócio – educacional e terapêutico e 250 participam do Serviço de Mediação e Inclusão em Ambiente Escolar.
Princípios filosóficos

O nome Renascer que significa “nascer de novo”, “adquirir novas atividades, novo impulso”, “renovar-se”, “desabrochar”, sintetiza a proposta fundamental da instituição, baseada na co-responsabilidade e no reconhecimento da capacidade de ultrapassar as dificuldades das crianças e adolescentes, bem como de suas famílias, sendo a inclusão um processo construtivo e de descoberta que se conquista pelo re-questionamento continuo, onde o individuo participa como sujeito das questões e não somente como objeto de ação dos profissionais. Todo o trabalho se volta para o pleno usufruto do direito à cidadania por meio da promoção do desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades máximas para uma participação socialmente ativa.

Objetivos de desenvolvimento do milênio

A CTER desenvolve suas atividades de forma alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que surgiram da Declaração do Milênio das Nações Unidas. Os ODM consistem numa série de compromissos concretos a serem inseridos na agenda de entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil que se cumpridos deverão melhorar o destino da humanidade. Especificamente a Renascer trabalha com os seguintes objetivos: Objetivo 1 – Erradicar a pobreza extrema e a fome oportunizando a capacitação para geração de renda – Objetivo 2 – Atingir o ensino básico universal – e Objetivo 7 – Garantir a sustentabilidade ambiental.

Metodologia

A CTER desenvolve um trabalho de Proteção Social Básica, conforme Tipificação Nacional de Serviços Sócio-Assistenciais (Resolução nº109, 11/112009), destinado a crianças e adolescentes com deficiência associada a condutas típicas em situação de vulnerabilidade social.Fundamentada na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), na Conferência Mundial de Educação para Todos (1990) e Declaração de Salamanca (1994), a LDB/1996, que instituem o paradigma da inclusão social a CTER, Oferece um espaço que funciona como um centro de convivência onde crianças e adolescentes freqüentam 20 horas semanais, no período da manhã ou da tarde, ou em caso de extremo risco social, freqüentam 40 horas semanais, até que a sua família se organize. Uma vez incluído no atendimento da CTER o indivíduo tem a oportunidade de participar de atividades específicas conforme faixa etária e nível de desenvolvimento.

Sustentada teoricamente na interface entre psicanálise e educação a CTER assume a função de mediadora das relações proporcionando ao indivíduo o tempo de se buscar, de descobrir e encontrar o seu caminho. Cria-se desta forma um lugar que possibilite formas de expressão assumidas com confiança, levando consigo a busca da consciência de si e do outro a partir da valorização da historia pessoal, do desejo familiar e das necessidades sociais.

Uma equipe multidisciplinar composta por profissionais especializados na área terapêutica, pedagógica e social, oferece atendimento sócio-terapêutico-educacional integrado a crianças, adolescentes e seus familiares, através de uma gama de atividades, visando o desenvolvimento do indivíduo como um todo, para sua inclusão social e exercício pleno da cidadania.

Com informações site Renascer

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