Maria Leticia participa da reabertura do Hospital São Vicente – CIC

A presidente da Comissão de Saúde,Bem Estar Social e Esporte da Câmara Municipal de Curitiba , vereadora Maria Leticia Fagundes participou nesta segunda-feira (19), da reabertura do Hospital São Vicente-CIC. "E um dia de comemoração. Os investimentos na saúde são sempre necessários, especialmente a Unidade do São Vicente que abre leitos de retaguarda das UPAs de Curitiba", comentou Maria Leticia.

Após três anos sem atividade, a unidade volta a funcionar e atenderá 100% pelo SUS, nas especialidades de endocrinologia, neurologia, nefrologia, entre outras. O hospital conta com 25 leitos gerais e atenderá na baixa e média complexidade.

UNIDADE – A unidade reformada do Hospital São Vicente atenderá nas especialidades de oncologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, traumatologia, coloproctologia, nefrologia. De acordo com o prefeito Rafael Greca, para a reabertura da unidade, a prefeitura contou com o apoio conjunto do Governo do Paraná, bancada de deputados federais e estaduais e o Ministério da Saúde.

“Contemplamos 313 leitos de retaguarda para as Unidades de Pronto Atendimento. Tínhamos prometido 200 e estamos fazendo 113 a mais. Com a reabertura do hospital, e, em maio, da Unidade de Pronto Atendimento, a região será atendida em sua plenitude”, destacou Greca.
Para habilitações de serviços e leitos na nova unidade, o Ministério da Saúde destinou cerca de R$ 7,3 milhões. “Neste período que estou à frente do Ministério, R$ 400 milhões foram transferidos para a saúde do Paraná. A crise está estabelecida em muitos estados, mas o Paraná está em uma situação adequada”, afirmou o ministro Ricardo Barros, que acompanhou a solenidade.

HOSPITAL – O Hospital São Vicente, unidade Centro, que funciona há quase sete décadas em Curitiba, atende a diversas especialidades cirúrgicas e clínicas, com ênfase em alta complexidade. Em 2017, foram 204.714 atendimentos ambulatoriais e 3.777 internações.  Em oncologia, o hospital realizou 576 cirurgias e 7.229 sessões de quimioterapia.

PRESENÇAS – Participaram da reabertura do hospital o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a vice governadora Cida Borghetti, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o secretário especial de Representação do Estado em Brasília, Luciano Pizzatto; os deputados federais Luciano Ducci e Christiane Yared; a deputada estadual Maria Victoria; o vice-prefeito Eduardo Pimentel; a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak, os vereadores Pier Petruzziello, Zezinho Sabará, Maria Manfron e Toninho da Farmácia; os administradores da Regional CIC, Raphael Keiji, e da Regional Fazendinha, Gerson Gunha; o diretor do Pequeno Cotolengo, padre Reinaldo Amauri Lopes; o presidente do Conselho Curador da Funef, Giovanni Loddo; o diretor presidente da Funef, Charles London; e o diretor técnico da Funef, Angelo Luiz Tesser.

Texto: Assessoria vereadora Maria Leticia Fagundes com Agência de Notícias do Paraná 

Galeria

Notícias relacionadas

Uma cidade mais humana se faz trabalhando pela saúde
Maria Leticia visita Unidade de Saúde Taiz Viviane Machado CIC
Maria Leticia visita Unidade de Saúde Santa Efigênia