Maria Leticia participa de comemoração de 6 anos do Hospital do Idoso Zilda Arns

Representando a Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte da Câmara Municipal de Curitiba, a vereadora Maria Leticia Fagundes participou, nesta segunda-feira (02) da cerimônia de comemoração de 6 anos do Hospital do Idoso Zilda Arns (HIZA), primeiro hospital do Brasil voltado para o cuidado da pessoa com mais de 60 anos. 

Ela destacou a Lei 15.121, de sua autoria que trata da Semana do Idoso  – Valorização da Vida. “Precisamos dar informação para entender as reais necessidades do idoso e desenvolver atendimento e acolhimento. Como cidadã e médica admiro o esforço de todos os envolvidos para a criação e atendimento otimizado do HIZA, e no legislativo continuo buscando melhores condições e recursos para saúde de Curitiba”, disse Maria Leticia, que também é médica. 

Potencializar a ofertar de atendimentos foi um dos objetivos alcançados pelo hospital. No ano passado, aumentou em 54% o número de consultas médicas externas, num total de 20.530 consultas, resultado da revisão constante de procedimentos e agendas. Com a qualificação do corpo médico, o hospital reduziu em 35% a taxa de reinternação evitável, o que indica a qualidade do atendimento.

“Temos muito forte o foco na humanização, que nos permite fazer a diferença no atendimento hospitalar”, disse a diretora executiva do Hiza, Keity Daniela Arias.
 
O deputado federal Luciano Ducci, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adilson Tremura, o administrador da Regional Pinheirinho, João do Suco; a presidente da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAES), Adriana Moreira Kraft também participaram da comemoração.

Estrutura
Inaugurado em 29 de março de 2012, o Hiza tem atualmente 599 funcionários e, desde sua abertura, já realizou mais de 408 mil atendimentos. Mensalmente, são atendidos, em média, 8.270 pacientes, entre consultas e exames.

O ambulatório do hospital oferta consultas nas especialidades de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia plástica, cirurgia torácica, clínica médica, endocrinologia, geriatria, hematologia, pneumologia, urologia, proctologia, neurologia e psiquiatria.

O hospital também é sede do Serviço de Atenção Domiciliar, o SAD, que presta atendimento integral aos pacientes em suas casas, instrumentalizando as famílias para também atuarem no cuidado. O Hospital do Idoso Zilda Arns fica na rua Rua Lothário Boutin, 90, no bairro Pinheirinho.

Texto: Agência de Notícias Prefeitura de Curitiba – Edição: Assessoria Vereadora Maria Leticia Fagundes

Galeria

Notícias relacionadas

Uma cidade mais humana se faz trabalhando pela saúde
Vereadora Maria Leticia sugere instalação de ar condicionado nos consultórios do Hospital do Idoso
Vereadora Maria Leticia propõe fisioterapia obrigatória em casas de idosos