Maria Leticia participa de posse de novo presidente da FAS, Thiago Ferro

A vereadora Maria Leticia Fagundes compareceu, na tarde desta terça-feira (19), da posse do novo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), o vereador licenciado Thiago Kronit Ferro. Ele foi empossado ao órgão vinculado à administração municipal que promove as políticas da assistência social e do trabalho e emprego no município, no Salão de Atos do Parque Barigui, em solenidade presidida pelo prefeito Rafael Greca.

"Desejo muito sucesso nessa caminhada por uma cidade mais justa, certamente estarei acompanhando e fortalecendo esse trabalho", disse Maria Leticia, que acompanhou a cerimônia na mesa de autoridades e cumprimentou pessoalmente o novo presidente e esposa, Amanda Ferro. 

Ferro assume o posto ocupado desde agosto de 2017 pela assistente social e servidora de carreira aposentada Elenice Malzoni, que passa a responder pela Assessoria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Curitiba. Na Câmara, a vaga de Ferro será ocupada por Edson do Parolin.

Desafios e expectativas

“O vice-prefeito Eduardo Pimentel e eu estamos gratificados com a presença do Thiago Ferro, que fomos buscar na Câmara Municipal devido à valiosíssima contribuição que ele e muitos de seus pares deram para que pudéssemos recompor as finanças de Curitiba”, disse Greca ao dar posse a Ferro.

O prefeito destacou os múltiplos papéis e desafios da FAS que esperam pelo novo presidente do órgão. “É preciso libertar da condição adversa, reerguer, promover oportunidades profissionalizantes, levar a verdadeira cidadania para homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos que precisam desse incansável trabalho, a exemplo do que fazem as equipes do Resgate Social. Foi para isso que a primeira-dama, Margarita Sansone, criou a FAS há 25 anos”, frisou Greca.

Thiago Ferro destacou o empenho em corresponder ao trabalho que o espera. “A responsabilidade é grande. Quero servir à cidade e a cada servidor que se dedica a quem mais precisa. Inspirado em Margarita Sansone, quero trabalhar com excelência para fazer de Curitiba uma cidade mais justa”, declarou.

Estrutura

A FAS é um complexo de unidades de atendimento, entre as quais estão os centros de referência de atendimento básico e especializado, espaços de atividades para idosos, unidades de atendimento para pessoas em situação de rua e de pernoite, espaços de acolhimento institucional específicos para crianças, adolescentes e idosos, Casa da Acolhida e do Regresso (para atender migrantes) e Centro de Encaminhamento Social, além de liceus de ofícios e postos do Sine.

Cerca de 140 mil famílias estão cadastradas para acessar os programas sociais e usam um ou mais serviços simultaneamente.

Experiência

Formado em Comunicação Social/Rádio e TV pela Universidade Tuiuti do Paraná e bispo da igreja evangélica Sara Nossa Terra, Ferro nasceu em Goiânia há 40 anos. Cumpria seu primeiro mandato eletivo quando foi convidado por Greca para presidir a FAS. Na Câmara Municipal, integrou a Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência.

Conselheiros empossados

No mesmo evento, foram empossados os 30 novos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (CMERT) para o triênio 2019-2021. O órgão foi criado por Greca em sua primeira gestão como prefeito de Curitiba, há 23 anos, e prevê o rodízio de representantes indicados pelas três bancadas que o compõem: governamental, de trabalhadores e empresarial.

O CMERT é atualmente presidido por Cassiano Ricardo Régis, da bancada dos empregadores. Dirigente da Associação Comercial do Paraná (ACP), ele deixará a presidência da entidade em março, depois de um ano de mandato. O novo presidente será escolhido na próxima reunião ordinária do colegiado, no dia 14 de março, e virá da bancada governamental. Ele ficará no cargo até 2020, quando assumirá o representante da bancada dos trabalhadores.

Presenças

Participaram das solenidades de posse do novo presidente da FAS e da nova composição do CMERT o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; o presidente da Câmara Municipal, Sabino Picolo; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o pai  do novo presidente da FAS, Cirino Ferro (presidente de Conselho de Ministros do Evangelho do Estado do Paraná); padre José Aparecido Pinto (diretor-geral da organização da sociedade civil Ação Social do Paraná); o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; vereadores e secretários da administração municipal.

Texto: Agência de Notícias Prefeitura de Curitiba

Edição: Assessoria vereadora Maria Leticia Fagundes 

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Letícia é reeleita presidente da Comissão de Saúde na CMC
Comissão de Direitos Humanos presidida pela vereadora Maria Letícia, promove Audiência Pública “Políticas Públicas para Pessoas em Situação de Rua”
Maria Leticia quer mais mulheres na política