Maria Leticia participa de reunião do Conselho de Saúde CIC

A reunião do Conselho Distrital de Saúde da Regional Cidade Industrial de Curitiba – CIC foi acompanhada pela vereadora Maria Leticia Fagundes, nesta terça-feira (27). 

 A parlamentar, que visitou todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), autora da lei sancionada n•15.137 (sobre segurança nas UPAs), conversou com a comunidade e assistiu a explicação da secretária de Saúde de Curitiba, Marcia Huçulak, sobre a reabertura da UPA CIC, fechada para reforma, a qual funcionará no formato de prestação de serviços através de Organização Social. 

A previsão para finalização de todos os trâmites, segundo a Secretaria de Saúde, é maio de 2018. 

Durante a apresentação foi distribuído um informativo para a comunidade com as principais respostas sobre a reabertura da UPA CIC. 

 

Por que a UPA foi fechada? 

A gestão anterior adotou como estratégia fechar para reforma a cada 6 meses uma UPA e transferir os profissionais para completar as escalas das demais UPAs. Quando chegou a vez da UPA CIC, em novembro de 2016, as obras foram feitas, mas não foi deixada previsão orçamentária para equipamentos e funcionários.

 

O que falta para ela voltar a funcionar ? 

A Secretaria Municipal de Saúde irá contratar uma Organização Social para administrar a UPA do CIC. Neste momento estão sendo selecionadas as instituições para prestar esse serviço, que será contratada através de um edital. Esse processo foi iniciado em 2017 e só não foi concluído antes porque tiveram questionamentos que foram discutidos na justiça, e terminou favorável à Prefeitura. 

 

A UPA gerenciada por uma Organização Social é mais econômica ? 

Sim. O custo de uma UPA, em média, gira em torno de R$2,2 milhões ao mês. Pesquisas no mercado apontaram que uma UPA de mesmo porte, gerenciada por uma OS, tem uma redução de custo de 20 a 30%.

 

O que muda na prestação do serviço com a UPA gerenciada por uma Organização Social ? 

Nada. O atendimento será o mesmo que hoje é oferecido nas outras UPAs de Curitiba. A OS será cobrada pela eficiência através de metas estabelecidas, inclusive a manutenção do número de profissionais necessários para a unidade. 

 

O que é uma Organização Social ? 

Organização Social (OS) é um título dado a uma instituição privada, sem fins lucrativos, para que realize atividades de interesse da comunidade, em contratos com o poder público. Na Saúde, é um modelo já aplicado com sucesso em cidades como São Paulo, Ponta Grossa, Araucária, São José dos Pinhais e Pinhais, devido à agilidade na gestão, contratação, movimentação de recursos humanos e compra de materiais. 

 

Deixar outra instituição gerenciar a UPA não terceirizar o serviço público ?

Nao. A terceirização só acontece quando o poder público contrata serviços diretamente da iniciativa privada. Nos contratos de gestão com a OS, a UPA continuará seguindo os parâmetros de qualidade da Secretaria Municipal de Saúde. 

 

Quando a UPA CIC será reaberta? 

Maio de 2018.

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Leticia debate em plenário da Câmara situação caótica no atendimento pediátrico nas UPAs de Curitiba
Maria Leticia questiona serviços de saúde _ UPA CIC e Pinheirinho
Unidades de Saúde de Curitiba vivem situação caótica