Maria Leticia participa de solenidade para inicio da construção do Pequeno Príncipe Norte

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5/6), foi a data escolhida também para a concessão da licença ambiental do mais novo empreendimento de promoção da saúde infantil, ensino, pesquisa e preservação da natureza na área Norte da cidade. Trata-se do Pequeno Príncipe Norte – Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Juril Carnasciali Pequeno Príncipe que vai ocupar uma área de 199 mil metros quadrados no bairro Bacacheri.

A vereadora Maria Leticia Fagundes, líder do Partido Verde na Câmara Municipal de Curitiba, acompanhou a autorização da licença ambiental assinada pelo prefeito Rafael Greca em uma solenidade na área onde o empreendimento será construído.

O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe e vice-presidente da Associação Eunice Weaver do Paraná, José Álvaro Carneiro, lembrou de todo o caráter sustentável que a instituição já tem, no uso racional da água e da energia elétrica, além da gestão dos resíduos. Todos os resíduos orgânicos, destacou, são direcionados à compostagem, que futuramente produzirá adubo para o Jardim Botânico Fitoterápico.

Da área onde será construído o novo complexo, 104 mil metros quadrados de área verde, com nascentes e fauna, serão preservados. “Se um hospital consegue conciliar a sua construção e atividades com a preservação ambiental, acreditamos que qualquer outro empreendimento deve ser capaz de fazê-lo”, ressaltou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. O projeto ainda inclui outras premissas sustentáveis como o conforto térmico e acústico e geração de energia solar.

Para marcar o ato, o prefeito participou do plantio de uma nova araucária no jardim do local. Junto com ele, estiveram a presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Doutor Raul Carneiro, Ety Gonçalves Forte, seu marido e arquiteto responsável pelo projeto do complexo, Luiz Forte Neto; a filha e diretora executiva do Complexo Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro e José Álvaro Carneiro.

Empreendimento

Na área da assistência à saúde, haverá o hospital-dia e ambulatórios, e um hospital de alta complexidade. O local abrigará, ainda, faculdade, instituto de pesquisa, centro cultural e a sede do Grupo Escoteiro Jaorge Frassati. Também haverá o Jardim Botânico com ervas e plantas medicinais e o bosque nativo preservado. Uma praça sensorial para crianças com necessidades especiais já é realidade no local, assim como uma estufa do Projeto Farmácia Viva, com 249 espécies.

Presenças

Compuseram a mesa para assinatura da licença ambiental, ainda, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz; a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak; a deputada estadual, Maria Vitória; o presidente da Câmara Municipal, vereador Serginho do Posto. Participaram da solenidade, também, o secretário de estado de Assuntos Estratégicos do Paraná, Edgar Bueno; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Gher; e a vereadora Katia Dittrich.

Texto: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/greca-concede-licenca-ambiental-para-construcao-do-pequeno-principe-norte/46359 

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Letícia participa de sessão solene na Alep em comemoração aos “100 anos do Complexo Pequeno Príncipe”
Maria Letícia participa de sessão solene na Alep em comemoração aos “100 anos do Complexo Pequeno Príncipe”
Vereadora Maria Leticia fala sobre violência contra mulheres e crianças na Faculdade Pequeno Príncipe