Maria Leticia participa de solenidade que inclui Celebração do Corpus Christi no calendário oficial de Curitiba

A vereadora Maria Leticia Fagundes participou, nesta quarta-feira (30), da cerimônia, na qual o prefeito Rafael Greca sancionou, a Lei 15.219/2018 que inclui as festividades de Corpus Christi no calendário oficial da cidade. "A fé cristã tem que ser reconhecida e valorizada", disse Maria Leticia. A assinatura foi no Salão Brasil da Prefeitura, com a presença da primeira-dama, Margarita Sansone, do arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, e dos demais colegas vereadores que fizeram a proposição.

Emocionado ao se lembrar do Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Curitiba na década de 1960, o prefeito agradeceu a bancada pela proposta. “Com alegria sanciono essa lei que permite que o evento de Corpus Christi passe a figurar como evento oficial da cidade no tempo moderno”, disse ele, ao destacar que a procissão é tradição há muito tempo na cidade.

Greca explicou que a lei permite que o município possa continuar apoiando manifestações como esta – de fundo religioso e cultural – e pediu apoio da Câmara para programações semelhantes. Há duas semanas, a cidade foi palco também da Marcha para Jesus, que reúne os fiéis de igrejas evangélicas.
O arcebispo de Curitiba também fez um agradecimento. “Em nome de todos os católicos de Curitiba quero manifestar minha gratidão aos vereadores e à municipalidade”, disse dom Peruzzo. “Amanhã vamos para a rua para orar e cultivar a esperança, promover a humildade e agradecer quem tem respeito pelos católicos”, completou.

Programação
A celebração começa na noite desta quarta-feira (30/5) com vigília na Praça Nossa Senhora de Salete. Na quinta-feira (31/5), pela manhã, enquanto fiéis trabalham na confecção dos tapetes na Avenida Cândido de Abreu, haverá festividades com shows e oração também na praça.
A partir das 13h, os fiéis irão à Praça Tiradentes, onde o Coral das Comunidades fará uma apresentação, seguida de animação com o Ministério Evangelizar é Preciso e o padre Reginaldo Manzotti. A Santa Missa ocorre às 15h, celebrada pelo arcebispo em frente à Catedral.
Após a missa, os fiéis saem em procissão por cima tapetes, entre as praças Tiradentes e Nossa Senhora de Salete, passando pela Avenida Cândido de Abreu. O Corpus Christi é sempre realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade – 60 dias depois da Páscoa.

Presenças
Estiveram na solenidade os padres Volnei Carlos de Campos, Alex Cordeiro, Antonio Luciano Ferreira de Lima e o cônego Élio José Dall'Agnol, além de Eduardo de Oliveira Filho, da equipe de Coordenação do Corpus Christi.

Compareceram, ainda, os vereadores Tico Kuzma, Julieta Reis, Geovane Fernandes, Beto Moraes, Oscalino do Povo, Mauro Bobato, Mauro Ignácio, Jairo Marcelino, Katia Dittrich, Bruno Pessuti e Pier Petruzziello, responsáveis pela proposição com o presidente da Câmara, Serginho do Posto, representado pelos colegas.

Além do vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Eduardo Pimentel; o secretário do Governo, Luiz Fernando Jamur; a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias; a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; e o administrador da Regional Pinheirinho, João Cordeiro.

 

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Leticia participa de celebração de Corpus Christi 2018
Projeto de lei permite fechar bares
Vereadora Maria Leticia Fagundes – ‘Cantada’ poderá ser punida por lei em Curitiba