Maria Leticia pede reconhecimento do trabalho da Polícia Científica

Na sessão desta quarta-feira (30), Maria Leticia Fagundes (PV) reforçou a importância da Polícia Científica para a elucidação de crimes e como são realizados os procedimentos de investigação. O tema foi levantado devido a uma homenagem entregue na semana passada à Polícia Civil, por iniciativa do líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB). Na ocasião, o líder exaltou o trabalho da delegada civil, Aline Manzato, e da sua equipe, pelo caso do homicídio da fisiculturista Renata Muggiati.

Maria Leticia frisou que a Polícia Científica, responsável por materializar as provas de uma investigação, trabalha em conjunto com a Polícia Civil. “Sem elas [as provas], muito pouco ou quase nada se teria feito, em especial neste caso”, citando o assassinato de Renata Muggiati. “Justiça é justiça, mérito é mérito, e devemos atribuir o mérito a toda equipe Civil e Científica, que não pode ser esquecida”, pontuou a vereadora, que é médica legista de carreira no Instituto Médico Legal do Paraná (IML).

Em resposta, Pier Petruzziello afirmou que a homenagem não se tratava da questão “jurídica” nem ao “inquérito”, mas a valorização de uma “delegada mulher” e num “caso que envolvia uma mulher”. “Acho muito importante que homenageie a Polícia Científica, vou assinar com a senhora”, acrescentou. No entanto, sugeriu que o primeiro laudo sobre o caso era “falso” e que o médico que emitiu o documento teria sido expulso do seu cargo. Em contrapartida, Maria Leticia afirmou que não se pode chamar de “falso” o documento, mas que o primeiro laudo “não era esclarecedor” e por isso foi necessária a exumação do corpo. 

 

Em aparte, Thiago Ferro (PSDB) destacou a valorização para esse tipo de trabalho de investigação nos Estados Unidos, por exemplo. “Aqui no Brasil passam despercebidos, em muitos casos”, disse o vereador. “Tenho certeza que essa materialização das provas são essenciais para elucidar crimes mais graves”, acrescentou Julieta Reis (DEM). O vereador Rogério Campos (PSC) também apoiou a reivindicação de Maria Leticia. 

 

Texto: Claudia Krüger

Revisão: Pedritta Marihá Garcia

Texto: Rodrigo Fonseca CMC

Notícias relacionadas

Maria Leticia participa de confraternização com colegas IML
O novo IML de Curitiba
Maria Leticia participa de Café com Ideias na Pontee Ateliê Educativo