Maria Leticia preside a 1ª reunião da Comissão de Saúde 2018

Os vereadores da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte concordaram com o parecer da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), que preside o colegiado,     que considera positiva a divulgação na internet dos remédios disponíveis para a população nas unidades de saúde de Curitiba. A proposição (005.00217.2017) é do vereador Cristiano Santos (PV) e agora segue para apreciação da Comissão de Serviço Público. “Pode ajudar na redução das filas”, elogiou Fagundes.

Segundo a justificativa de Cristiano Santos, a medida possibilitará aos usuários do SUS se programarem com antecedência e também ajudará os gestores a otimizar os estoques e a movimentação dos medicamentos. A listagem dos remédios precisaria ser atualizada a cada movimentação do estoque. Na hipótese de falta do medicamento ou de outro material previsto no projeto, deverá ser informado um prazo possível para sua chegada. 

Das quatro proposições na pauta da reunião, apenas outra recebeu parecer positivo. Jairo Marcelino (PSD) avalizou iniciativa de Dona Lourdes (PSB) e Maria Leticia que cria, em Curitiba, a Semana de Conscientização sobre a Fibromialgia (005.00320.2017). A atividade ocorreria anualmente, em período que englobasse o dia 12 de maio, data mundialmente dedicada ao tema. “Por ser de difícil diagnóstico, é importante a conscientização das pessoas”, comentou Fagundes na reunião. O projeto segue para a Comissão de Educação.

Parecer contrário
A Comissão de Saúde concordou com Paulo Rink (PR) em dar parecer contrário a projeto do Dr. Wolmir Aguiar (PSC) que proíbe a cobrança das quatro primeiras horas em estacionamentos de hospitais, clínicas e estabelecimentos congêneres conveniados ao SUS (005.00233.2017, com emenda 034.00006.2018). “Tenho a impressão que o projeto, ao legislar sobre estacionamentos quase sempre terceirizados, incidindo sobre o lucro, invade competências legais”, justificou. Rink pediu vistas do outro projeto de Aguiar, que trata do  Conselho Municipal de Política sobre Drogas de Curitiba (005.00256.2017). 

Texto: José Lazaro Jr.
Revisão: Claudia Krüger

 

Galeria

Notícias relacionadas

Saúde concorda em pôr na internet remédios disponíveis nos postinhos
Vereadora Maria Leticia anuncia parceria da Comissão de Saúde da Câmara e da Alep contra DSTs
Vereadora Maria Letícia preside 7° reunião da Comissão de Saúde