Maria Leticia prestigia reinauguração da galeria “Vereadoras na Política de Curitiba”

A vereadora Maria Leticia Fagundes iniciou o Dia Internacional da Mulher prestigiando a reinauguração da galeria “Vereadoras na Política de Curitiba”, na Câmara Municipal de Curitiba.  “A gente ouve, quando se elege, que as mulheres, por serem políticas, passam por uma situação difícil, que é um tema tão machista. As mulheres mesmas têm dificuldade em discutir estes temas, mas se querem igualdade, têm que participar mais”, pontuou Maria Leticia.

O espaço, inaugurado inicialmente em 2014, agora foi revitalizado para abrigar não só as biografias, mas para contar a trajetória das conquistas na luta por direitos iguais no parlamento. Dessa forma, a galeria pretende incentivar um engajamento maior da população feminina na política – hoje, dos 38 representantes do povo na Casa, 8 são mulheres, o que corresponde a 21% do colegiado. 

Destaque para duas pioneiras, ambas professoras: Maria Olympia Carneiro Mochel, que aos 21 anos de idade foi eleita de forma direta a primeira vereadora de Curitiba, em 1947 (ano da 1ª legislatura da Câmara, após a ditadura de Getúlio Vargas); e Maria Clara Brandão Tesserolli, 13 anos depois, que em 1960 foi a segunda a participar do parlamento.

Fotos em preto e branco mostram as vereadoras que já deixaram seu legado; as atuais foram clicadas na atividade parlamentar, em cores. A galeria também traz uma novidade. Ao lado de cada quadro estão informações sobre as principais ações do mandato e um QR Code que leva à biografia completa publicada em um hotsite elaborado especificamente para esta nova fase da exposição, hospedado na página oficial da Câmara Municipal. Uma linha do tempo traça a trajetória da mulher na política curitibana desde o Brasil Império.

A revitalização da galeria “Vereadoras na Política de Curitiba” foi um trabalho da Diretoria de Comunicação, em parceria com as diretorias Geral e Cerimonial, envolvendo o trabalho das diretorias de Licitações, de Patrimônio e Serviços Auxiliares e de Informática. O espaço fica no auditório do anexo 2 da Câmara de Curitiba (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava esquina com a rua Lourenço Pinto) e está aberto para visitações das 9h às 18h.

Texto: Michelle Stival da Rocha
Revisão: Filipi Oliveira

 

Galeria

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia Fagundes – Ciclo de palestras marca Dia Internacional de Não Violência contra Mulher
Proposta da vereadora Maria Leticia é tema de reunião de mulheres na Câmara de Curitiba
Maria Leticia quer mais mulheres na política