Maria Letícia tem projeto canudos aprovado em unanimidade na Câmara

G1

 

Os vereadores de Curitiba aprovaram em 1º turno, na sessão desta terça-feira (23), o projeto de lei que incentiva o desuso de canudos e copos de plástico. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Agora, o projeto de lei precisa ser votado em 2º turno – previsto para ser realizado na quarta-feira (24). Se aprovado, segue para ser sancionado pelo Executivo e, então, virar lei. A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) é a autora da proposta.

Os locais que substituírem o plástico por produtos menos poluentes deverão receber um selo, assim que a lei entrar em vigor.

"Reconhecer os esforços de todos os empresários que queiram proteger o meio ambiente oferecendo um reconhecimento público através criado aqui na Câmara Municipal de Curitiba", explicou a parlamentar.

De acordo com a vereadora, a Casa será responsável pela impressão e pela distribuição desse selo.

 

Como o projeto já estava tramitando pela Câmara Municipal de Curitiba, passando pelas comissões antes de chegar ao Plenário para ser votado, alguns empresários da cidade se anteciparam e já têm oferecido opções ecológicas para os clientes.

"Se você quer viver hoje você tem que pensar em sustentabilidade. Se não, você vai sucumbir ao lixo. Então, é isso que nós queremos, criar consciência na população", afirmou a vereadora.

Em algumas cidades brasileiras, o uso do canudo de plástico é proibido em bares, hotéis, restaurantes, lanchonetes e padarias.

Em Londrina, no norte do Paraná, o projeto de lei foi sancionado em novembro do ano passado e prevê multas que variam de R$ 250 a R$ 1 mil.

 

Notícias relacionadas

Maria Letícia tem projeto dos canudos aprovado em unanimidade na Câmara
Maria Letícia tem projeto dos canudos aprovado em primeiro turno na Câmara
Maria Letícia tem projeto dos canudos aprovado em primeiro turno na Câmara