Maria Leticia visita Unidade de Saúde Nossa Srª do Sagrado Coração

A vereadora Maria Leticia Fagundes cumpre o desafio de visitar todos os equipamentos de saúde de Curitiba. Nesta quarta-feira (04), a parlamentar fez visitas em duas diferentes Unidades de Saúde. A primeira foi a Unidade Ipiranga e a segunda foi a Unidade de Saúde Nossa Senhora do Sagrado Coração. A parlamentar sempre agenda as visitas para que, enquanto conhece os espaços, tenha atenção especial das responsáveis e esclareça dúvidas.

Na Unidade Sagrado Coração, a autoridade sanitária Eliane Passarin de Oliveira recebeu a parlamentar e apresentou a estrutura de trabalho e atendimento. O primeiro diferencial é que o funcionamento do local ocorre em um imóvel diferente da maioria. Trata-se de um local alugado pela Prefeitura de Curitiba, com bastante espaço e acessbilidade em todos os consultórios na parte inferior.

O remanejamento das equipes de saúde anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba foi o tema da conversa entre a vereadora e servidores da US na maior parte do tempo da visita. Elas pediram uma atenção especial para particularidade da US, que segundo a atual equipe pode sofrer alterações e que a situação tem causado ansiedade pelo forte vínculo com a comunidade.

Recentemente a responsável pela pasta, Márcia Huçulak, explicou aos vereadores que no próximo semestre serão contratados mais 40 médicos, 40 técnicos em enfermagem e 20 enfermeiros e a reestruturação de alguns serviços faz parte do plano de ajuste fiscal. Dentro da proposta, 9 unidades consideradas de baixo Ivab passarão a contar com equipes de saúde básica e não mais de saúde da família: Mãe Curitibana, Ouvidor Pardinho, Parigot de Souza, Campo Alegre, São Paulo, Camargo, Pinheiros, Bom Pastor e Santos Andrade. Já unidades com alto Ivab, como Caximba, Osternack, Pantanal, Moradias Belém, Vila Sandra, Parolin e mais 30 contarão com mais equipes.  Já as unidades eSF com médio Ivab não sofrerão mudanças.

Confira abaixo quais são as unidades eSF de alta vulnerabilidade:

Moradias Belém
Waldemar Monastier
Vila Sandra
Jardim Gabineto
N. Sra. Sagrado Coração
Trindade II
Augusta
Umbará
N. Sra. Luz
São Domingos
Lotiguaçu
Solitude
Umbará II
Barigui
São José
Parolin
Vila Esperança
Xapinhal
Moradias Santa Rita
Tais Viviane Machado
Palmeiras
Vila Leonice
Moradias da Ordem
Vila Verde
Rio Bonito
Dom Bosco
Jardim Aliança
Osternack
Sabará
Alvorada
Pompéia
Sambaqui
Capanema
Monteiro Lobato
Pantanal Caximba

Texto: Assessoria vereadora Maria Leticia, com informações Câmara Municipal de Curitiba.

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Leticia visita Unidade de Saúde São Braz
Maria Leticia visita Unidade de Saúde Santa Efigênia
Maria Leticia visita Unidade de Saúde São José