Maria Leticia visita Unidades de Saúde Monteiro Lobato, Rio Bonito, Maria Angélica e Santa Rita

Na tarde desta quarta-feira (25), a vereadora Maria Leticia Fagundes encerrou as visitas às Unidades de Saúde do Distrito Sanitário Tatuquara. Ela segue determinada a finalizar as visitas à 100% das estruturas de saúde de Curitiba.

Maria Leticia iniciou a visita na Unidade de Saúde Monteiro Lobato, a qual é dirigida pela autoridade sanitária Melissa de Fátima Pereira. A US funciona em uma estrutura grande – Estratégia Saúde da Família e carece de móveis novos, de acordo com Melissa. A parlamentar visitou a Unidade e conheceu o espaço de amamentação, preparado especialmente para as usuárias da US. A autoridade sanitária destacou ainda que a equipe é muito colaborativa e “realmente veste a camisa da Unidade Monteiro Lobato”.

Em seguida, Maria Leticia foi à Unidade de Saúde Rio Bonito, no bairro Campo do Santana e conversou com autoridade sanitária Laura Cristina Neizer, que está à frente da US há um mês somente. Logo na chegada ela disse para vereadora que o movimento é intenso e frequente e a Unidade é conhecida como UPA, pela característica dos casos que chegam para atendimento.

Ela destacou os 22 mil cadastros definitivos e a necessidade de reforço no quadro funcional, que atua com enfermeiras e médicos insuficientes, a exemplo de ginecologista. Durante a visita Maria Leticia observou a necessidade de melhorias como pintura, lâmpadas danificadas, piso da entrada que está danificado. A integrante do Distrito Sanitário, Katiuscia Webber, acompanhou a visita da vereadora Maria Leticia.

A Unidade Moradias Santa Rita, chefiada pela autoridade sanitária Evelise Mayer, também foi apresentada à vereadora Maria Leticia nesta tarde. Ela conheceu a estrutura, que é bem antiga e atende no formato Estratégia Saúde da Família. Foi relatado à vereadora os frequentes casos de violência contra a mulheres na região, motivo pelo qual a equipe faz um trabalho com informações sobre o problema e até mesmo um painel logo na entrada da Unidade de Saúde.

Para finalizar a agenda, a vereadora foi até a Unidade de Saúde Maria Angélica, no Pinheirinho, oportunidade em que foi recepcionada pela chefe do Distrito Sanitário Pinheirinho e pela autoridade sanitária Kathia Leticia Fiorin. Elas caminharam pela US, mostraram todo espaço para Maria Leticia e relataram um pouco do dia a dia do local.

Logo na entrada da US, que funciona no formato Estratégia Saúde da Família em uma planta bem antiga, há uma faixa dos servidores que protestam contra o remanejamento das equipes nas Unidades de Saúde, especialmente na que atuam.

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Leticia visita Unidade de Saúde São Braz
Maria Leticia visita Unidade de Saúde Santa Efigênia
Maria Leticia visita Unidades de Saúde Salgado Filho, Parigot de Souza, Concórdia e Érico Veríssimo