Maria Leticia visita US Cândido Portinari, no CIC

A Unidade de Saúde Cândido Portinari, localizada na região da Cidade Industrial de Curitiba recebeu a visita da vereadora Maria Leticia Fagundes, na tarde desta segunda-feira (05). O responsável pela US, Sr Marcos André da Luz – autoridade sanitária local apresentou o espaço e  os servidores à parlamentar.

Maria Leticia aproveitou a visita e fez o Cartão Nacional de Saúde (CNS), que é o documento de identificação do usuário do SUS. De acordo com o Ministério da Saúde, no registro “contém as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão, por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos neste histórico”.

Maria Leticia está visitando todas as Unidades Básicas de Saúde de Curitiba, com objetivo de conhecer o funcionamento de todas elas e propor melhorias de acordo com a necessidade de cada uma. 

A US Cândido Portinari foi reformada em 2014 e tem atualmente cerca de 10 mil usuários ativos. Sobre o atendimento, Maria Leticia destacou que “é rápido e logo que os pacientes chegam já são atendidos”, observou a vereadora. 

A iniciativa de interação diferenciada com a comunidade também foi apresentada à Maria Leticia. Em alguns espaços estão distribuídas frases positivas e de reflexão. A ideia, segundo autoridade sanitária é “organizar o interior e os pensamentos dos pacientes”. A vereadora também conheceu ampla área verde no entorno da Unidade de Saúde, como a horta, cultivada por famílias no bairro.

Para a médica Simone Cortelletti, a utilização do desenho da mandala ajuda consideravelmente. “O desenho da mandala é harmônico e se exterioriza na vida dos pacientes”, disse a médica. “É um viés de tratamento, pois saúde não é só tratar de doença”, complementou Maria Leticia. 
O espaço da leitura com diversos volumes literários também foi apresentado à vereadora, que agradeceu, no final da visita, a atenção de toda equipe da US Cândido Portinari.
 

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Leticia visita Unidade de Saúde Vila Verde
Maria Leticia visita Unidade de Saúde Vila Diana, no Abranches
Vereadora Maria Leticia visita Distrito Sanitário Pinheirinho