“Meu objetivo é buscar soluções”, diz Vereadora Maria Leticia na UPA Pinheirinho

A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) visitou, nesta sexta-feira (31), a Unidade de Pronto Atendimento do Pinheirinho. Ela foi recepcionada pela autoridade sanitária, o enfermeiro Ronald Gielow e pela coordenadora médica, Maria Fernanda Berlatto. “O olhar é o que nos move, e meu objetivo é buscar soluções para que todos venham colaborar”, disse Maria Leticia.  “O grande controle social é o legislativo”, acrescentou Gielow ao comentar sobre a parceria que deve existir entre todas as esferas públicas.
 
Todo o funcionamento da UPA foi apresentado à vereadora, assim como o perfil dos pacientes. São 480 atendimentos e 18 internamentos diários. “Cerca de 30% do fluxo diário são dos moradores de Fazenda Rio Grande”, disse Gielow. Ele relacionou o número com a proximidade da UPA e do Terminal do Pinheirinho, o qual é ponto de parada de uma linha de ônibus que faz conexão com a região metropolitana. 
 
A Dra. Maria Fernanda também justificou o elevado número de atendimentos. “A queixa de 80% dos pacientes não é de urgência ou emergência, portanto poderiam ter sido atendidos na Unidade Básica de Saúde”. “A gente trabalha para que não falte nada”, finalizou Gielow. Também acompanhou a visita, a coordenadora de enfermagem Leandra Rosa.

Galeria

Notícias relacionadas

Maria Leticia debate em plenário da Câmara situação caótica no atendimento pediátrico nas UPAs de Curitiba
Maria Leticia antecipa que UPA Pinheirinho será mantida
Maria Leticia questiona serviços de saúde _ UPA CIC e Pinheirinho