Mulheres advogadas recebem homenagem da Câmara

Mulher advogada

Seis mulheres advogadas receberam nesta terça-feira (15), oficialmente, Votos de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal de Curitiba, por iniciativa do mandato da vereadora Maria Letícia Fagundes,. A homenagem foi realizada por videoconferência no Dia da Mulher Advogada, comemorado em várias cidades do país. As mulheres homenageadas se dedicam ativamente à luta para manter os direitos conquistados e combater a violência estrutural de gênero e raça na sociedade.

O evento da Câmara Municipal de Curitiba coincidiu com o dia seguinte após a aprovação pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a paridade de gênero nas eleições da instituição. A partir de agora, as chapas só serão registradas se alcançarem a cota de 50% de mulheres, tanto para titulares como para suplentes.

A paridade nas chapas é uma histórica reivindicação das advogadas e foi lembrada pela vereador Maria Letícia já na abertura do evento. “Desde o início do mandato procurei homenagear mulheres que me inspiravam e hoje estou aqui na frente de vocês, mulheres que fazem diferença na cidade de Curitiba. Parabéns para todas as guerreiras que lutaram por este avanço nos espaços da Ordem dos Advogados”, disse Maria Letícia.

Durante o evento virtual, cada homenageada fez uma breve fala e ainda ouviram a voz e violão de Renata Gugli, cantora e integrante do gabinete de Maria Letícia.

“Temos a Maria Letícia como nossa parceira na Câmara e por isso é uma honra estar ao lado dessa atuação em uma mandato pautado pela luta das mulheres”, disse Mariana Lopes da Silva Bonfim, que também idealizou as homenagens mas não havia se incluído entre as recebedoras da deferência. O Mandato incluiu Mariana durante o evento.

A cerimônia de homenagem foi finalizada pela vereadora, que agradeceu imensamente ao trabalho de todas as homenageadas e participantes do evento virtual. “Declaro gratidão pelo que já construímos juntas, agradeço muito a participação e acompanhamento de vocês no meu primeiro mandato e saibam que ainda temos um longo caminho juntas”, disse Maria Letícia

Quem são as homenageadas:

Mariana Lopes da Silva Bonfim é advogada Criminalista, especialista em Direito Penal e Processo Penal; Presidente da Comissão da Mulher advogada da OAB Paraná; membro consultora da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB; Conselheira deliberativa da ABRACRIM Paraná; membro da Comissão Brasileira das Advogadas Criminalistas da ABRACRIM e membro da ABMCJ – Comissão Paraná.

Christhyanne Regina Bortolotto é formada em Ciências Contábeis pela UFPR. Fez pós-graduação em Direito pela Academia Paranaense de Estudos Jurídicos, pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos e na UniCuritiba. Hoje é mestranda em Direito também na Unicuritiba. É advogada Trabalhista especialista em Execução e sócia do Bortolotto e Advogados Associados, professora de Execução Trabalhista em várias Instituições de Ensino e atualmente exerce a função de Secretária Geral adjunta da OAB Paraná.

Marilena Indira Winter é advogada, Mestre e Doutora em Direito das Relações Sociais pela UFPR. É procuradora da Prefeitura Municipal de Curitiba desde 1992, professora de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Vice-presidente da OAB Paraná na gestão 2019-2021.

Adriana D’Avila Oliveira é advogada, atua há mais de 20 anos atendendo questões de alta complexidade de empresas nacionais e multinacionais, incluindo: indústrias, instituições financeiras e grandes operações comerciais, em setores como: automotivo; bancário; saúde e imobiliário. Tem forte atuação na estruturação de negócios, bem como resolução de conflitos e relações institucionais. Reconhecida por vários anos como uma das advogadas mais admiradas do país, atuou por mais de 15 anos no Tribunal de Ética e Disciplina da OABPR. É conselheira do Instituto dos Advogados do Paraná e Coordenadora Geral da ESA – Escola Superior da Advocacia e voluntária em ações de apoio à mulher advogada na OAB/PR

Alice Bark Liu é formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná e Diretora do Departamento de Pessoal da mesma. Organizou e dirigiu o Escritório Modelo de Advocacia, do Estágio de Prática Forense e Organização Judiciária do Curso de Direito da UFPR. É membro da Comissão que redigiu o Anteprojeto do Regimento da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.Desde 2004 integra a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Paraná, tendo sido designada como Secretária em algumas das gestões. Integrou o Grupo de Trabalho e Estudos destinados à Implementação da Lei Maria da Penha no Estado do Paraná, constituído em outubro de 2006.

Silvana Cristina de Oliveira Niemichéviski é advogada e Doutoranda em Direito Constitucional pela Universidade de Buenos Aires. Atua como Secretária-Geral Adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná da OAB. Ela ainda faz vários trabalhos voluntários e apoia diversas ONGs. Em sua carreira também foi Secretária da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil da OAB Nacional; Presidenta da Comissão de Igualdade Racial da OABPR e Membra consultora da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Paraná. Também foi Membra consultora da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados dos Paraná e Membra consultora da Comissão de Pacto Global da Ordem dos Advogados do Paraná. Silvana fez parte da diretoria da Sociedade Beneficente 13 de Maio de Curitiba (PR), a segunda mais antiga do país, que foi fundada em 1888 – mesmo ano em que foi assinada a Lei Áurea. Ela foi também presidenta do Rotary Clube de Curitiba Sítio Cercado na gestão 2016/2017. Silvana foi a primeira mulher negra a presidir uma comissão da Seccional, quando assumiu a presidência da Comissão de Igualdade Racial.

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia indica transformadoras sociais para o Dia Internacional da Mulher
Vereadora Maria Leticia promove palestra sobre mulheres na política, com dra Desiree Salgado
Maria Leticia conversa sobre saúde da mulher na Casa da Mulher Brasileira