Papo Aberto: Unidade de Saúde oferece exame preventivo de câncer

Hoje o Papo Aberto vai falar de um tema importante para saúde das mulheres: o exame preventivo Papanicolau, também conhecido como citopatológico.

Com o exame, é possível identificar antecipadamente lesões de câncer de colo de útero, que, quando descobertas nesta fase, tem 100% de chances de cura.

Meu alerta é para que as mulheres procurem a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências para que seja colhido o exame de Papanicolau. Assim, mortes em decorrência de uma doença que pode ser curada serão evitadas.

O exame deve ser feito periodicamente, especialmente as mulheres entre 25 e 64 anos. O exame é feito em cinco minutos em qualquer unidade de saúde do Paraná.

Se for feito duas vezes consecutivas com o intervalo de um ano e não forem identificadas alterações, a mulher sem comportamento sexual de risco pode dar intervalos de três anos para repetir o Papanicolau.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente do Papilomavírus Humano (HPV) do tipo oncogênico. A transmissão do vírus predominantemente ocorre por relações sexuais, multiplicidade de parceiros e o não uso de preservativos.

O câncer do colo do útero geralmente não apresenta sintomas no início. É o terceiro mais frequente na população feminina do Brasil, conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
 

Se tiver dúvidas mande um email: marialeticiafagundes@cmc.pr.gov.br

Notícias relacionadas

Política de prevenção e combate ao câncer de ovário é aprovada em primeira votação na Câmara de Vereadores
Saúde da Mulher: Prevenção do câncer de colo de útero
Maria Letícia: “A camisinha feminina traz independência para a mulher”