top of page

Parceria busca combater assédio às atrizes em Curitiba

Termo de cooperação pelo fim do assédio no setor cultural foi firmado entre a Procuradoria da Mulher da CMC e o Sindicato dos Artistas.


Raquel Rizzo, Maria Leticia e Adriano Esturilho segurando cartazes da campanha contra o assédio. Em um deles está escrito "Elas gostam é de respeito" e no outro "Você sempre pode pedir ajuda"
Raquel Rizzo, Maria Leticia e Adriano Esturilho


A Procuradoria da Mulher (ProMulher) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Paraná – (Sated/PR) assinaram um termo de cooperação com o objetivo de combater o assédio e a importunação sexual às atrizes e demais trabalhadoras do setor cultural. Os detalhes da parceria serão apresentados na próxima terça-feira (5), às 19h, no teatro Barracão EnCena.


Procuradora da Mulher no biênio 2023-2024, a vereadora Maria Leticia (PV) explica que o termo de cooperação é resultado de uma manifestação do Sated/PR à ProMulher, alertando ao número de casos de assédio no setor. "Recebemos relatos das trabalhadoras sobre inúmeras situações de assédio e o que mais nos preocupa é a sensação geral de impotência que percebemos nessas mulheres. A ideia dessa parceria é apoiar as vítimas e garantir o encaminhamento das denúncias de forma segura", pontua.

"Estamos felizes com essa parceria porque sabemos da dificuldade que nossas artistas e trabalhadoras da área técnica enfrentam com relação ao assédio em ambiente profissional. Estamos em 2023 e não podemos tolerar a violência em qualquer aspecto", comenta o presidente do Sated/PR, Adriano Esturilho. O encontro da próxima terça busca discutir os termos da parceria contra o assédio e a importunação sexual, além de apresentar às atrizes e demais trabalhadoras da cultura a ProMulher, órgão da Câmara de Curitiba que recebe denúncias e oferta orientação jurídica gratuita.


Texto: Câmara Municipal de Curitiba

bottom of page