Precisamos cuidar do nosso lixo

Tags:

Compostagem Sustentabilidade

Você sabia que o lixo de Curitiba – cidade conhecida há anos por ser uma capital ecológica – ainda é separado em recicláveis (plástico, metal, papel e vidro) e rejeitos? Na prática, isso significa que milhões de toneladas de orgânicos têm ido para os aterros e causado problemas ambientais graves.

Uma das soluções recomendadas para os resíduos orgânicos, – como restos de frutas, cascas de ovo e grãos, por exemplo – é a compostagem, processo que transforma o lixo em adubo.

Para trazer o assunto à Câmara Municipal, protocolei um projeto de lei que estabelece a destinação correta para os resíduos compostáveis em todo o município. A intenção é colocar este tipo de lixo, em separação exclusiva.

Vale lembrar que como representante popular, meu discurso anda lado a lado às minhas práticas. Prova disto, instalei no meu gabinete, uma composteira residencial. Agora, todo o lixo orgânico produzido por aqui, tem sido transformado. Uma pequena atitude, mas que se fosse feita nas casas dos curitibanos, ajudaria muito: o meio ambiente agradece!

Notícias relacionadas

Maria Leticia se reúne com colaboradores do Programa Lixo Zero
Recicladores ambientais marcham em Curitiba contra a incineração do lixo
Curitiba contra a incineração do lixo