Projeto da Vereadora Maria Leticia autoriza Instituto Curitiba de Saúde a oferecer homeopatia

Começou a tramitar na Câmara Municipal, no dia 6 de março, um projeto de lei que autoriza o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) a oferecer a especialidade de homeopatia aos funcionários públicos municipais (005.00154.2017). A proposição é da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), cuja ideia é propiciar a prevenção de doenças.

“A homeopatia é uma ciência médica reconhecida no Brasil como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina desde 1987, e esse é um dos motivos pelo qual nosso país é o segundo no mundo em número de médicos homeopatas. A própria organização mundial da saúde reconhece a homeopatia como prática médica alternativa preventiva que pode assegurar um nível mais alto de saúde, através de métodos mais econômicos, simplificados e menos prejudiciais ao organismo”, justifica a propositora.

Para ela, a finalidade do projeto “é possibilitar aos usuários do Instituto de Saúde de Curitiba a escolha de tratamentos menos invasivos, porém com eficácia comprovada, além de minimizar o impacto financeiro no orçamento do funcionário público na compra de medicamentos, considerando que o tratamento homeopático chega a custar um quinto do tratamento convencional”.

Tramitação

Depois de lido no pequeno expediente de uma sessão plenária, o projeto de lei começa a tramitar na Câmara de Curitiba. Primeiro a matéria recebeu uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e agora tramita pelas comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.

Texto: Michelle Stival da Rocha

Revisão: José Lazaro Jr.

Foto: Chico Camargo / CMC

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia propõe que ICS ofereça Homeopatia aos funcionários públicos
Vereadora Maria Leticia busca esclarecimentos sobre projeto do ICS
Vereadora Maria Leticia quer tratamento homeopático na saúde pública