Projeto da Vereadora Maria Leticia Fagundes propõe a Semana do Idoso em Curitiba

A cidade de Curitiba poderá ter a Semana de Exposição dos Direitos do Idoso. É o que propõe o projeto de lei (005.00156.2017) de autoria da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV). De acordo com a proposição, o evento deve acontecer em outubro, na semana que contemplar o primeiro dia do mês, data em que se comemora o Dia Nacional do Idoso.

“É primordial que toda a sociedade esteja consciente e preparada para cuidar de nossos idosos”, afirma Maria Leticia. “Além de conhecer todos os direitos e serviços que os idosos podem usufruir do município”, completa. A Semana terá como objetivo, além da conscientização de toda a sociedade curitibana acerca do Estatuto do Idoso, promover palestras e debates sobre os direitos dos idosos, além da distribuição de cartilhas informativas em pontos estratégicos da cidade.

A Lei Federal nº 11.433 de 28 de Dezembro de 2006 instituiu o Dia do Idoso para 1º de outubro, data já instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi aprovada, nesse mesmo dia, em 2003, a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso.

Tramitação
A proposta foi lida em plenário no dia 7 de março e está em análise pelas comissões temáticas da Câmara, onde podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo seu teor. Depois de passar pelas comissões, o projeto segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.

Notícia produzida pelo estudante de Jornalismo Luiz Kozak, especial para a CMC.
Revisão: José Lázaro Jr.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira

Foto: Chico Camargo CMC

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia quer melhores condições para idosos em casas de repouso
Projeto da vereadora Maria Leticia sobre idosos segue para plenário
Projeto da Semana do Idoso, da vereadora Maria Leticia, é aprovado na Comissão de Saúde