Projeto de Lei sobre o desuso do plástico é construído com participação popular

Grupo de trabalho envolvido na construção do PL quer consultar o maior número de pessoas antes de encaminhar a proposta à Câmara Municipal.

Quanto de plástico você e sua família consomem por dia? Essa é uma pergunta que dificilmente conseguimos responder de bate-e-pronto, mas a resposta provável é “muito”.

O plástico é tão presente em nossa rotina que sequer questionamos seu consumo e os danos que ele provoca. 

Além de poluir rios e mares, ele é a causa-morte de inúmeros animais e um dos responsáveis pela grande quantidade de resíduos destinados nos aterros. Polui o meio ambiente e ainda prejudica nossa saúde, ao ingerirmos suas substâncias tóxicas sem saber.

Foi pensando nisso que a ativista do meio ambiente Gabriela Sepulveda trouxe uma ideia de Projeto de Lei para a vereadora Maria Leticia (PV). A proposta pretende criar uma política municipal de incentivo ao desuso do plástico e está sendo construída a muitas mãos.

Além da Gabriela, participam da discussão do projeto diversos ativistas e empreendedores sociais, cujas atividades estão ligadas à questão ambiental e à redução do lixo.

Você também pode participar. Basta responder o questionário clicando aqui. As respostas vão orientar a versão final do texto, que será adequado conforme a realidade da população.

“Esse é um belo exemplo de democracia participativa: uma ideia construída coletivamente, que considera a opinião do maior número de pessoas”, celebra a vereadora Maria Leticia, que será responsável pelo encaminhamento da proposta na Câmara Municipal.

 

 

 

Notícias relacionadas

Maria Letícia apresenta projeto que bane o uso de canudos plásticos
Maria Letícia tem projeto dos canudos aprovado em primeiro turno na Câmara
Maria Leticia destaca projeto “Selo Consciência Coletiva” em coluna no Jornal do Ônibus