Proposta de Maria Leticia é destaque no Portal Massa News

Massa News

Uma semana inteira dedicada à conscientização sobre os riscos e o perigo dos casos de esquecimento de bebês e crianças pequenas dentro de veículos. É o que prevê um projeto que tramita na Câmara Municipal de Curitiba.

A proposta é conscientizar a população sobre o problema. Crianças deixadas no interior de veículos durante muito tempo acabam vítima de hipertermia. Em seu projeto, a vereadora autora da proposta, Maria Leticia Fagundes (PV), explica que o veículo fechado pode atingir até 70ºC, temperatura suficiente para levar um bebê à morte em menos de uma hora, devido ao quadro de desidratação e de hipertermia.

O Paraná já registrou duas mortes desta maneira, nos anos de 2015 e 2016. “Nos Estados Unidos, estima-se um total de 661 mortes entre 1998 a 2015, com uma média de 37 mortes por ano. Lá, metade dos casos [54%], é porque um dos pais esqueceu a criança no carro e o restante dos casos dividem-se entre crianças que entraram e não conseguiram sair [29%] e 17% de casos em que foram esquecidas deliberadamente”, explica Maria Leticia. De acordo com ela, cerca de 80% das mortes ocorrem com crianças menores de três anos de idade e nos estados em que se atingem as maiores temperaturas.

“Com a vida agitada e o estresse cotidiano, infelizmente esta ocorrência vem aumentando, pois muitos pais, mesmo sendo atenciosos e cuidadosos, podem agir de 'modo automático', quando há privação de sono, fatores desencadeantes de estresse, mudanças de rotina, entre outros, razão pela qual se faz necessária a semana de conscientização sobre o tema, com o intuito de prevenir novos incidentes, orientando a população sobre o assunto”, justifica a vereadora.

Notícias relacionadas

Vereadora Maria Leticia propõe conscientização sobre “Síndrome do Bebê Esquecido”
Vereadora Maria Leticia se preocupa em proteger as crianças
Plenário aprova conscientização à Síndrome do Bebê Esquecido – Projeto de Maria Leticia