Resíduos Orgânicos: pela legalização da compostagem em estabelecimentos comerciais

Meu primeiro mandato como vereadora, me fez acreditar que o caminho certo para a nova política é a participação popular. São as demandas vindas das próprias comunidades, coletivos e sociedade civil, que devem guiar um mandato. Por isso, hoje, eu vou contar a história do #PLdaCarol.

A Carol Ferreira é empresária e proprietária de um dos restaurantes veganos mais saborosos da cidade, o VegVeg. Além da democratização da alimentação saudável, já que os produtos têm preços acessíveis, todas as relações de trabalho com as funcionárias e as relações com o meio ambiente, estão em equilíbrio.

Por prezar pelo equilíbrio e por uma cidade mais sustentável, a Carol quer compostar os resíduos orgânicos que sobram da sua produção. No entanto, existe o receio de que órgãos competentes e fiscalizadores, por desconhecimento e receio, barrem a ideia de uma composteira.

Então, numa das nossas conversas, ela me sugeriu a criação de um projeto de lei para que a compostagem em estabelecimentos comerciais e restaurantes de Curitiba, seja legal e com normas estabelecidas.

Depois de um estudo jurídico, o mandato protocolou esta semana, o projeto 118/2020, que dispõe sobre a autorização para implementação de Composteiras de resíduos orgânicos no Município de Curitiba.

A ideia é que a implementação seja de composteiras de resíduos orgânicos: àquela que utiliza a técnica de reciclagem, na qual usam-se geralmente as minhocas californianas e restos orgânicos que, de maneira física, química e biológica, aceleram o processo por meio de trituração dos resíduos e que originam o adubo orgânico chamado de biofertilizante e húmus.

Para a compostagem, o estabelecimento comercial ficará responsável por separar previamente os resíduos em três categorias: recicláveis, orgânicos e resíduos não recicláveis e não orgânicos. Esta separação garantirá também uma melhor gestão da coleta seletiva, atendendo ao Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Conheça o Projeto completo na aba de “Ações” do site. E desde já, obrigada Carol!

Notícias relacionadas

Precisamos cuidar do nosso lixo
Maria Leticia é a vereadora com mais Projetos de Lei aprovados
E SE TODAS AS FEIRAS DA CIDADE TIVESSEM OPÇÕES VAGETARIANAS E VEGANAS?